PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE NOVEMBRO DE 2014

'Projeto Corumbataí' surgiu no primeiro mandato de Adilson Maluf


Vereador lembra que o plano teve o apoio da Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes, Adilson Maluf e Antonio Mauro Negreiros falam sobre o assunto






O vereador Capitão Gomes (PP) lembra que o plano denominado "Projeto Corumbataí" surgiu no primeiro mandato de Adilson Maluf, com o apoio da Câmara, cujo presidente era Antonio Messias Galdino, seu atual assessor parlamentar. Entre os colaboradores do período esteve também o então vereador Benedito de Andrade.

O parlamentar informa que ao final do primeiro ano de Maluf, em 1973, o Semae já tinha concluído o levantamento topográfico planialtimétrico da área escolhida para as obras de captação, o trajeto da adutora correspondente e a área para receber a ETA (Estação de Tratamento de Água) Capim Fino, nas proximidades da então Usina Modelo de Açúcar e Álcool.

Ainda segundo o vereador, os trabalhos de preparação do Plano Diretor eram complexos e se prolongaram até o final do mandato de Maluf, sendo concluído na administração do ex-prefeito e ex-deputado federal João Herrmann Neto, que atuou no Executivo entre 1977 e 1982 e foi secretário de Obras de Maluf.

O engenheiro Ricardo Bortolai, que presidiu o Semae na gestão Herrmann, finalizou o projeto executivo da ETA Capim Fino. As obras para captação, adução e tratamento começaram em 1979, quando a autarquia era presidida por José Sérgio Guidotti Alves, e foram concluídas em maio de 1982.

Na opinião de Capitão Gomes, Piracicaba não foi atingida pelo drama da falta de fornecimento de água por não depender da bacia PCJ, formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, mas, sim, do rio Corumbataí, que tem se comportado dentro das médias esperadas. "Orgulhosamente, a classe política surfa nas ondas do conforto proporcionado pela atual situação do Corumbataí, dando visibilidade pública aos feitos", define.

EXTENSÃO - A manchete do "Jornal de Piracicaba" de 31 de maio de 1974 destacava os benefícios da iniciativa na gestão de Maluf. Com o título "Semae bate recorde de extensão de água", o texto informava que os esforços marcavam uma nova dinâmica de trabalho do Semae e constituíam-se de "verdadeira luta para se alcançar o presente, projetando o futuro".

No ano em que a reportagem foi publicada, o JP informava que, em cinco meses, houvera recorde em extensão das redes de água, com a canalização de 9 mil metros e estimativa de 25 mil metros num período de 12 meses.

Em 1974, de acordo com a reportagem, o Semae focou sua atuação no bairro Matão, na região da Pauliceia, que à época sofria até mesmo com a falta de energia elétrica, além de outras áreas da cidade, como Santa Teresinha, Algodoal, Água Branca e Morumbi.

[Assista à entrevista com Capitão Gomes no player acima. E continue lendo as partes 1 e 2 desta reportagem.]



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  TV Câmara


Infraestrutura Urbana Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas