18 DE NOVEMBRO DE 2022
Projeto de lei 161/2022, do Executivo, teve participação decisiva de vereadores que fazem oposição à Administração Municipal.
Votação do programa "Bolsa Atleta" ocorreu na noite desta quinta-feira, 17
A aprovação do projeto de lei 161/2022, do Executivo, que institui o programa “Bolsa Atleta” no Município, é resultado de diálogo entre o titular da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Hermes Balbino, com vereadores que fazem oposição à Administração, especialmente a vereadora Rai de Almeida (PT).
Na discussão do projeto, durante a 59ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 17, a parlamentar parabenizou a condução do processo, pelo titular da Selam, e lembrou que, desta forma, “foi possível fazer uma análise crítica do projeto”, acrescentou, o que possibilitou fazer ajustes ao texto original.
“Fizemos um bom diálogo e todas as propostas que nós apresentamos diante destas conversar, todas elas, foram incorporadas, e o projeto melhorou bastante”, disse, ao contar, como exemplo, o prazo de um ano de residência em Piracicaba para o profissional poder usufruir do benefício. “Se não fosse assim, qualquer pessoa, de outra cidade, poderia obter”, lembrou.
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, também elogiou a postura do secretário Hermes Balbino e da vereadora Rai. “É muito importante que tenha essa via de mão dupla, já que a Comissão de Educação colocou alguns critérios e foram aceitas, o projeto, que já era bom, ficou melhor ainda, trazendo o incentivo ao esporte de base”, disse.
Também integrante da oposição à Administração, o vereador Pedro Kawai (PSDB) classificou que a tramitação do PL 161/2022 é “um grande exemplo” sobre como se constrói uma política pública, e pediu que a Prefeitura tenha a mesma postura em outros assuntos. “É assim que se faz, um projeto que teve uma construção conjunta, não foi uma imposição”, destacou.
Ainda na discussão do PL, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que a proposta “traz ainda mais competitividade aos atletas”, acrescentou. “É claro que não é suficiente para sanar todos problemas, mas é um começo, é algo que está sendo feito neste sentido”, disse ao elogiar o desempenho nos Jogos Metropira, em que a cidade venceu em cinco modalidades.
DECLARAÇÃO DE VOTO – Após a aprovação do PL 161/2022, com 20 votos favoráveis e nenhum contrário, outros vereadores se expressaram sobre a importância do incentivo a atletas. “Quero dizer que me sinto em um dia especial, porque fui atleta e sei o quanto é importante esse incentivo”, disse, às lágrimas, o vereador Josef Borges (Solidariedade), líder do governo na Câmara. Ele elogiou o trabalho da vereadora Rai de Almeida e do secretário Hermes Balbino. “É isso o que a sociedade espera desta Casa”, afirmou.
Vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Acácio Godoy (PP) lembrou que, muito mais do que formar atletas de ponta, o esporte tem um valor social. “Sempre forma cidadãos de bem, e esse é o principal aspecto”, disse, ao elogiar a comunidade esportiva da cidade, “que tem muita capacidade”, disse, e criticou a política de “trazer atleta federado para jogar pela cidade”.
“Nós temos atletas que estão esquecidos, a gente tem que conversar e ver como iremos caminhar juntos”, disse o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o “Fala Pira”, ao relatar a dificuldade hoje ajudar com os atletas da cidade.
O vereador Paulo Campos (Podemos) parabenizou o diálogo entre a Casa e a Prefeitura na construção do PL 161/2022. “Vejo com muito bons olhos, porque, quem, naturalmente, ganha com isso é a população piracicabana”, disse.