PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE FEVEREIRO DE 2005

Professor Euclides participa de reunião em Vinhedo


A ONG – Organização Não Governamental - Elo Ambiental, sediada em Vinhedo, quer que o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente , crie uma ARIE – Á (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A ONG – Organização Não Governamental - Elo Ambiental, sediada em Vinhedo, quer que o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente , crie uma ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico - na região, para preservar as matas nativas e as nascentes.

Para tanto, realizou reunião ontem, quinta-feira (24/02), na sede da entidade, com a participação do vereador Professor Euclides (PT) de Piracicaba, Cláudia Grabher – Presidente da ONG, vereador Paulino Pires de Souza (PSDB), Wolfgang Krause - ambientalista, Neje Bitar – 2º Tesoureiro da ONG e dois representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – os pesquisadores e engenheiro florestais Jaime Anísio de Freitas e Eduardo Amaral Batista.

Segundo Cláudia, o objetivo da vinda dos pesquisadores é a constatação da atual situação das matas e nascentes para a elaboração de um relatório para viabilizar ou não a criação da ARIE.

Para o vereador professor Euclides, que também é o coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba, todas as ações que preservem as nascentes que formam a bacia do Piracicaba é importante. Nós aprovamos uma Moção de Apelo ao Governador do Estado, em Piracicaba , que pede a criação de uma APA – Área de Proteção Ambiental - no conjunto das serras dos Cocais dos Lopes do Atibaia e do jardim que ficam nos municípios de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Atibaia. Com isso, toda a área será preservada. E a bacia do Piracicaba será beneficiada, explicou o parlamentar.

Outro problema levantado pela entidade ambiental é a disseminação irracional dos condomínios fechados em Vinhedo e Valinhos. O problema é que eles aterram todas as nascentes e vales, impermeabilizando o solo. Isto acaba com o lençol freático e provoca enchentes, pois a água não penetra do solo e se desloca, com velocidade, aos locais mais baixos para escoar. Existem condomínios fechados que já estão com os poços artesianos secos e sendo abastecidos por caminhões pipa, alertou Cláudia.

Os pesquisadores conheceram in loco os problemas, e levantaram dados para a elaboração do relatório que deverá estar pronto dentro de, no máximo, 15 dias, para ser entregue ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg.

Rubens Fontão MTb: 20.493
Foto Digital: Davi Negri Mtb: 20.499



Infraestrutura Urbana Euclides Buzetto

Notícias relacionadas