27 DE MARÇO DE 2018
Parlamentares relacionam ações tomadas para tratar a questão
Vereadores discutem problemas da educação municipal nesta segunda-feira
Durante a 15ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (26), os vereadores iniciaram um debate para discutir a educação do município. Eles foram motivados pelo requerimento 197/2018 de autoria vereador Laercio Trevisan Jr (PR), que pede informações sobre a Escola de Educação Infantil "Ada Dedini Ometto", do bairro Vila Rezende.
O autor da propositura perguntou quantos alunos frequentam a escola citada, quais as turmas e salas disponíveis e a quantidade de alunos em cada sala. Pediu, também, uma relação de nome e função de todos os funcionários que trabalham na unidade. Também questionou quantos alunos frequentam a escola no período parcial e integral.
Em seguida o vereador Matheus Erler (PTB) ocupou a tribuna para discutir o requerimento e destacar o inquérito civil aberto pelo Ministério Públicoque pretende comprovar que as escolas municipais de educação infantil "estão atendendo crianças muito além da capacidade, violando normativas e colocando em risco a integridade física das crianças, bem como as condições de trabalho dos professores", citou. Para o presidente da Câmara esse é um problema que não está acontecendo só na escola Ada Dedini Ometto, como trouxeram professoras em recenete reunião realizada na Câmara em que foram feitas inúmeras denúncias.
O encontro ocorrido em 14 de março reuniu cerca de 100 integrantes de escolas municipais e foi conduzido pelo vereador Lair Braga (SD). Na reunião foram apresentadas irregularidades observadas na rede pública municipal, que afeta principalmente bebês e crianças, que às vezes são obrigadas a disputar a mesma caneca ou cadeira.
Lair Braga lembrou do requerimento 193/2018, do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), que convoca a secretária municipal de Educação para esclarecer tais denúncias apresentadas aos vereadores. "É necessário que a secretária esteja na reunião e os professores também, porque é por eles que são levantados os problemas da rede municipal", declarou. A reunião acontece em 11 de abril, no Plenário Francisco Antonio Coelho.