PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MAIO DE 2018

Presidente pede reflexões sobre comportamentos antirregimentais


Pronunciamento do presidente da Câmara ocorreu na 28ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

"A quem interessa colocar os vereadores uns contra os outros?", indagou Erler






Na 28º reunião da Câmara, nesta quinta-feira (17), o presidente Matheus Erler (PTB) solicitou atenção especial dos vereadores e pediu reflexões sobre comportamentos antirregimentais. A íntegra de seu pronunciamento segue abaixo:

"Na última segunda-feira, durante a reunião ordinária, eu sai para atender ao vereador Wagner Oliveira (PHS), e isso pode ocorrer a qualquer momento da sessão, os senhores bem sabem disso, e na minha ausência tivemos aqui falas muito contundentes, fortes, dúbias. Falas que viralizaram nas redes sociais levando à sociedade a ideia de que estamos aqui vivendo um clima de guerra.

Eu discordo totalmente de que o Plenário seja palco destas trocas de acusações, de palavras agressivas e que por muito pouco não chegam a ferir o Decoro Parlamentar. Mais do que discordar, eu tenho um Regimento Interno que me orienta a tomar providências quanto isso ocorre.

Logicamente que todos nós sabemos que no calor da política, acabamos por dizer coisas que poderíamos evitar. Muitas vezes, falo por mim inclusive, reagimes ao que sofremos de agressões, perseguições, reagimos à inverdades, a inúmeras tentativas de nos desestabilizarem e de nos enfraquecerem politicamente. Mas são reações e não ações isoladas, gratuitas, intempestivas. Não são!

Por mais que queiram nos tirar a razão pela forma com que reagimos, o que querem na verdade é tirar a razão do que estamos dizendo, do conteúdo de nossas reações.

E eu lhes peço uma reflexão: a quem interessa colocar os vereadores uns contra os outros? O que nós, que estamos aqui todos os dias buscando dar o melhor de nós pela cidade, ganhamos com estes conflitos plantados entre nós?

Não quero dizer com isso que não possamos expressar nossas críticas, que não podemos exercer nosso direito de legislar e fiscalizar de forma independente. Digo, apenas, que ao fazê-lo, o façamos em paz, baseados em debates respeitosos, que não precisemos recorrer às forças dos poderosos chefões para buscar acuar um ou outro vereador que seja mais ou menos aguerrido.

Todos aqui têm seu valor, seu perfil, sua forma de atuar. Todos merecem e devem respeito e é isso que eu lhes peço. Do contrário, estaremos fazendo o jogo daqueles que querer ver mesmo o circo pegar fogo, desfocando a atenção da cidade do que realmente importa nesta Casa.

E o que importa? Se a saúde vai bem, se a educação vai bem (e sabemos que não vai), se a segurança vai bem, se o prefeito está respeitando o Orçamento aprovado por esta Casa, se os projetos que estamos aprovando são realmente bons para cidade ou se atendem a interesses que não são da população. É isso que interessa.

E eu peço que reflitam e, refletindo, mudem comportamentos que não são nada positivos para nossa imagem perante aqueles que aqui nos colocaram esperando muito mais de nós."



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas