30 DE JUNHO DE 2023
Andreza Nunez esteve na Câmara para ocupar a Tribuna Popular
Índice recomendado é de 90% no aleitamento materno até o sexto mês de vida, informou
As ações do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Piracicaba foram apresentadas pela presidente municipal Andreza Nunez Garcia Mendes, na Tribuna Popular da Câmara, nesta quinta-feira (29), na 38ª Reunião Ordinária. Ela também divulgou a Semana Municipal de Aleitamento Materno (Agosto Dourado).
Andreza, que também é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde e atua na Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição, explicou que a meta global é que as cidades alcancem índice de 90% de aleitamento materno até o sexto mês de vida de uma criança. Embora considere que os dados na cidade não sejam ruins, o último levantamento feito nas unidades municipais de saúde apontou índice de 72% em Piracicaba.
Segundo ela, uma das ações é buscar mecanismos para incentivar que a amamentação seja exclusiva até os seis meses e continuada até os dois anos ou mais, como forma de garantir também a saúde materna e a prevenção de doenças como obesidade, diabetes e câncer de mama e útero. "O que acontece muito é a falta de políticas públicas, de incentivo, até mesmo por parte das empresas em apoiar a mãe que está retornando ao trabalho após quatro meses e não consegue manter o aleitamento da criança."
A criação do comitê ocorreu no ano de 2021 e, desde então, seus integrantes percorrem diferentes espaços para se apresentar, o que motivou a vinda para a Câmara. Em Piracicaba são 24 integrantes e a composição é de membros do poder público e da sociedade civil. "Uma sociedade que apoia a amamentação tem menos lixo, mais enconomia no sistema de saúde, crianças mais sociáveis e mais inteligentes", completou.
A Semana Municipal de Aleitamento Materno, que completa sete anos, terá sua programação de 1º a 7 de agosto, como parte do Calendário Oficial de Eventos do Município. O tema a ser abordado é mundial, estabelecido pela Waba (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação): “Apoie a amamentação - Faça a diferença para pais e mães que trabalham”.
O vereador Josef Borges (Solidariedade) perguntou a Andreza sobre o trabalho feito pelo comitê na rede pública municipal de saúde. Segundo ela, o comitê conta com pessoas que também atuam na Rede de Atenção Básica do Município, que fazem a conscientização e capacitação dos serviços que atendem as gestantes. "Começa na unidade de saúde, no pré-natal, e termina na unidade de saúde, quando essa criança completa seis meses e começa a alimentação", informou.
Já Gustavo Pompeo (Avante) lembrou do ato chamado “mamaço”, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas. “Fiquei muito feliz em ver o mamaço e ter participado com a minha mãe”, disse o parlamentar. Andreza informou que essa ação em Piracicaba será em 3 de agosto.
Confira a íntegra do pronunciamento no player nesta página.