26 DE JULHO DE 2023
Sistema que permite solicitação de serviços municipais e consultas eletrônicas será aberto ao público no dia 1º de agosto. Vereadores poderão enviar ofícios digitalmente
(Fotos: Rubens Cardia) Apresentação do novo sistema a assessores parlamentares aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges"
A partir do dia 1º de agosto a população piracicabana poderá solicitar, por meio do sistema “Prefeitura Sem Papel”, de forma digital, boa parte dos serviços oferecidos pelo município de Piracicaba.
A nova sistemática foi apresentada a assessores parlamentares em evento realizado na tarde desta quarta-feira (26), no Salão Nobre do Legislativo, e contou com a presença de representantes do Executivo e da Softplan, empresa desenvolvedora do sistema.
Além de solicitar serviços, os cidadãos poderão também conferir, via sistema, a autenticidade de documentos em processos administrativos, consultar e acompanhar o andamento desses processos e, também, assinar documentos de forma digital.
“É uma interface amigável e fácil que permitirá aos usuários fazerem seus cadastros, solicitarem e consultarem os serviços e informações que desejam”, diz Ângelo Rossi, representante da Softplan.
De acordo com Felipe Fernandes da Costa, Chefe da Divisão de Cadastros da secretaria municipal de Finanças, o novo sistema deve proporcionar mais agilidade, transparência e economicidade nos processos e serviços ofertados. "Os usuários poderão fazer seus pedidos, inclusive, por meio de seus celulares, de qualquer lugar em que estejam".
A adoção do modelo digital, no entanto, será apenas para novos processos. “Nós já começamos internamente, em 3 de julho, a usar o sistema, mas os processos físicos vigentes continuam existindo", destaca o atual ordenador de despesas da secretaria municipal de Finanças, Marcelo Pinto de Carvalho.
"O usuário, no entanto, poderá solicitar eletronicamente o apensamento de documentos ao processo físico", acrescenta.
Ofícios de vereadores - Além dos serviços e opções destinadas a todos os cidadãos, o “Prefeitura Sem Papel” também disponibilizará aos parlamentares piracicabanos um campo específico para o envio de ofícios ao Executivo.
“A ideia é facilitar essa comunicação no dia a dia. Ao invés de imprimir, protocolar e encaminhar fisicamente os ofícios, será possível envia-los diretamente pelo sistema, para a secretaria responsável. A resposta também virá pelo mesmo caminho”, explica Nara Campos, assessora da secretaria municipal de Governo.
Ainda de acordo com ela, a expectativa é que a tramitação de ofícios entre o Legislativo e o Executivo por meio do “Prefeitura Sem Papel” seja tão exitosa quanto a de indicações e requerimentos, que atualmente seguem da Câmara à Prefeitura por meio de outro sistema eletrônico.
"Neste primeiro momento apenas os ofícios poderão ser enviados por meio do Prefeitura Sem Papel. Os outros sistemas de encaminhamento de indicações, requerimentos e a solicitação de eventos continuam existinto. A ideia, no entanto, é que mais à frente, eles sejam igualmente englobados na nova plataforma", analisa.
Segundo Felipe Fernandes da Costa, pequenas adequações no sistema também podem ser necessárias no início de sua operação, para dimensioná-lo à real demanda da cidade:
“Essa plataforma é a mesma utilizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Então, ela já foi mais do que testada. Eventualmente, no início, especialmente nas primeiras semanas, podem ser necessárias algumas pequenas adequações de banda, de capacidade de transmissão de dados e uploads, questões que serão ajustadas à medida em que o sistema entre em funcionamento, de acordo com a real demanda do município”, conclui o Chefe da Divisão de Cadastros.