22 DE SETEMBRO DE 2023
Requerimento de autoria de Laércio Trevisan Jr. questiona se animais do zoológico municipal serão transferidos para outra cidade
Laércio Trevisan Jr. é autor do requerimento 841/2023, que busca informações sobre eventual transferência de tigres do zoológico municipal para outra cidade
A possível transferência dos tigres atualmente residentes no zoológico municipal de Piracicaba para outra cidade é tema do requerimento 841/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que deu entrada na 52ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (21).
"Chegaram a esse vereador informações de que os tigres existentes no zoológico municipal de Piracicaba serão transferidos/doados para outra cidade da região", traz trecho do documento que, na sequência, apresenta uma série de questionamentos sobre a eventual transferência dos felinos.
"A informação sobre o remanejamento dos tigres do zoológico de Piracicaba é procedente Caso positivo, quais são os motivos técnicos e de legalidade que justificam a transferência dos tigres existentes no zoológico municipal de Piracicaba para outra cidade? Qual é a cidade para onde os tigres serão transferidos e qual é o motivo dessa escolha?", pergunta Trevisan Jr.
O parlamentar ainda pergunta se a transferência está de acordo com as normas e regulamentos relacionados à proteção animal, qual será o impacto financeiro desta operação para o município, quem é o responsável por solicitar a transferência e, também, se existem documentos ou algum tipo de comprovação referentes a essa transferência ou doação dos tigres.
O requerimento também questiona se há planos de transferências ou doações de outros animais e, em caso positivo, questiona os motivos.
Por fim, Laércio Trevisan Jr. indaga se foram realizados estudos ou avaliações para verificar se a nova cidade para onde os animais eventualmente serão transferidos possui condições adequadas para recebê-los, se algum acordo ou contrato foi firmado entre Piracicaba e outra municipalidade e se haverá algum acompanhamento ou monitoramento dos animais após a possível transferência, de forma a garantir o seu bem-estar.
"Eu fiz essas perguntas pois fiquei muito preocupado, já houve uma ursa que foi transferida e faleceu depois de alguns meses que foi levada, por isso quero esses esclarecimentos e laudos", completou o vereador.