PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE SETEMBRO DE 2019

População aguarda aprovação sobre lista de espera em consultas médicas


Projeto em tramitação na Câmara têm como objetivo garantir o princípio da transparência e a possibilidade de os cidadãos acompanharem a dinâmica das consultas e exames



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

População aguarda aprovação sobre lista de espera em consultas médicas






O projeto de lei 135/2018, de autoria do vereador Paulo Campos (PSD), que obriga o Executivo a divulgar lista de consultas e exames médicos realizados no município, além da lista de espera, que seria aprovado em primeira discussão na 52ª reunião ordinária desta quinta-feira (19), a pedido do autor foi adiado por 10 reuniões ordinárias.

Em tramitação na Casa desde maio de 2018, o projeto já foi adiado por quatro vezes e 35 reuniões ordinárias pelo autor, mais o adiamento de hoje, devendo ser apreciado em plenário novamente no final do mês de outubro. 

De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo garantir o princípio da transparência, trazendo aos cidadãos piracicabanos, na esfera municipal, a possibilidade de acompanhar a dinâmica no atendimento das consultas e exames médicos realizados no município.

A Paulta da Ordem do Dia também contou com o requerimento 727/2019, da vereadora Nancy Thame (PSDB), que solicita informações do Executivo sobre o fornecimento da alimentação escolar para estudantes das escolas municipais da cidade.

Ela pergunta quanto do percentual atual de gêneros da agricultura familiar corresponde a aquisição de agricultores familiares locais, o que tem sido feito para contribuir e colaborar para que os pequenos agricultores locais ampliem sua participação como fornecedores da merenda escolar e se existe apoio técnico, capacitações, suporte da administração e linhas de financiamento para esses produtores.

No total, foram analisadas 18 proposituras, sendo seis moções e seis requerimentos em discussão única, três projetos de lei em primeira e outros três em segunda discussão. A maioiria das proposituras foram aprovadas, com exceção do PL 134/2019, adiado por 10 reuniões.

Em caráter de urgência, o plenário aprovou o teor da moção 177/2019, de autoria do vereador Trevisan Jr. (PL), de apelo ao prefeito municipal, Barjas Negri (PSDB), para que disponibilize 02 (dois) servidores municipais para atuar na CPMA (Central de Penas e Medidas Alternativas) e possibilite a implantação da CAEF (Central de Atendimento ao Egresso e Família). 

Joel Cardoso Oliveira, Fernando Favoreto e Julia Maria Saura Bettoni Argondizio ocuparam a Tribuna Popular para falar, respectivamente, sobre o Dia da Agroecologia, Marcha para Jesus e Caminhada Pela Paz no Trânsito.

Além disso, o vereador Paulo Campos entregou a moção 70/2019, de aplausos à Escola Municipal Juliana Dedini Ometto, pelos 10 anos de atividades no município.

Primeiro orador a ocupar a Tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais, para assuntos diversos, Laércio Trevisa Jr. (PL), foi seguido por Lair Braga (SD), Nancy Thame (PSDB) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB). 

Nos cinco minutos regimentais, na condição de líderes partidários, se manifestou o vereador Paulo Campos (PSD), sendo aparteado por Marcos Abdala (REP), no reforço da iniciativa em aumentar o quadro de trabalhadores para melhorar a coleta seletiva na cidade. 

O vereador André Bandeira também, na 52ª reunião ordinária, registrou participação ao vivo, por ocasião de entrevista no Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, das 19h15 às 19h30, em conversa com o jornalista Martim Vieira, onde apresentou três temáticas relevantes no rol de seu trabalho parlamentar, com impactos sociais na cidade, a exemplo da bandeira de luta pela implantação da Rede Lucy Montoro, em programa de reabilitação, projeto bancado pelo governo do Estado, sendo que uma petição pública, com abaixo-assinado está em andamento para acolher a vontade popular em Piracicaba e região.

André Bandeira também destacou a importância da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mana, bem como enfatizou a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção do homem, no acometimento do câncer de próstata.

Bandeira também aproveitou a oportunidade para registrar os 10 dias do passamento de seu pai, falecido em função de um câncer, sendo que sua família encontrou toda assistência médica e, recursos tecnológicos que foram dispensados ao seu pai em Piracicaba. Porém, André reiterou a importância da continuidade de campanhas para a prevenção do câncer.

Bandeira finalizou suas considerações passando pelo novo olhar da inclusão social na cidade e, principalmente no conceito de Câmara Inclusiva, onde muitas das mudanças foram impulsionadas após a sua trajetória de vida e luta em prol da acessibilidade. 

Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.

A população também pode assistir à reunião ordinária na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). O espaço conta com vaga reservada para cadeirantes.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas