PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE JULHO DE 2023

PL autoriza criação de centros de referência do autismo e de PCDs


Vereador André Bandeira (PSDB) protocolou projeto de lei na última sexta-feira (30)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB)



O projeto de lei que autoriza a criação do Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência no município de Piracicaba foi protocolado na Câmara, na última sexta-feira (30), pelo vereador André Bandeira (PSDB).

Após dar entrada na Casa em reunião ordinária, o PL passará pelas comissões da Câmara antes de ir para deliberação em plenário. As reuniões ordinárias retornam no dia 3 de agosto, após o recesso parlamentar.

A proposta é que o Complexo de Referência da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e da Pessoa com Deficiência tenha uma série de serviços disponíveis, incluindo atendimento psicossocial, agendamento de consultas médicas, programas de inclusão em esportes, ações para inclusão social, programas para informar a sociedade sobre o TEA e a Pessoa com Deficiência, atividades que integrem pessoas com Autismo e Síndrome de Down em programas de saúde e educação, além de seus familiares.

Também terá atividades em conjunto com entidades que promovem a interação, recuperação e tratamento das pessoas com Autismo e Síndrome de Down em terapias assistidas por animais de grande porte, especialmente cavalos.

Caso aprovado, o complexo também vai oferecer atendimento fonoaudiólogo, pediátrico, fisioterapêutico e psicológico e realizar estudos, auxiliar, e possuir um centro de reabilitação de animais de grande porte, visando facilitar o uso dos serviços municipais, além de poder firmar convênio ou parceria com organizações e instituições para desenvolvimento intelectual e motor das pessoas com TEA e deficiência.

“Esta iniciativa tem como objetivo principal proporcionar um ambiente adequado e especializado para o atendimento das necessidades das pessoas com TEA e outras deficiências, bem como promover a inclusão social, educacional e profissional desses indivíduos”, justificou André Bandeira.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas