24 DE AGOSTO DE 2018
Homenagem de Pedro Kawai a Rafael de Andrade Moral ocorreu nesta quinta-feira
Parlamentar concedeu homenagem nesta quinta-feira
Radicado desde janeiro na Irlanda, onde permanece por três anos como professor e pesquisador na Maynooth University, o piracicabano Rafael de Andrade Moral esteve na Câmara de Vereadores de Piracicaba nesta quinta-feira (23) para receber do vereador Pedro Kawai (PSDB) a moção de aplausos 72/2018. O parlamentar propôs a homenagem em reconhecimento ao prêmio recebido por Rafael, o "Young Statistician Showcase Competition", competição organizada pela International Biometric Society (IBS).
Rafael concluiu a graduado em ciências biológicas na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). Na mesma instituição, fez o mestrado e o doutorado em ciências aplicada à estatística e experimentação agronômica, sendo, este último, com período sanduíche na National University of Ireland Galway.
Conforme a assessoria de comunicação da Esalq, a conferência da IBS ocorre a cada dois anos, sendo que a premiação é feita a cinco estatísticos de até 35 anos (doutorandos e doutores) dos cinco continentes. Rafael foi premiado em função do artigo intitulado "Conditional and marginal models for analysing light interception data" (Modelos condicionais para analisar dados de inteceptação de luz), trabalho em colaboração com os orientadores de doutorado, Clarice Demétrio e John Hinde, além de Wagner Bonat, professor de estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Marina Duarte, aluna de doutorado da Esalq.
"Só tenho a agradecer ao vereador, à Câmara e, sobretudo, aos meus familiares que sempre me apoiaram desde o começo nos estudos. A gente não faz por esperar por reconhecimento, mas quando ele vem é muito importante, principalmente se servir de incentivo para outras pessoas", disse Rafael, que esteve na Câmara acompanhado dos pais, avós e demais integrantes da família, além do professor Wesley Godoy, do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, onde Rafael foi estagiário. "Seguramente, é um dos melhores alunos que já tive", disse Godoy.
A mãe de Rafael, Estela de Andrade Moral, se disse orgulhosa da conquista, mas ao mesmo tempo lamentou a chamada "fuga de cérebros" que tem ocorrido recentemente no Brasil. "Apesar da inteligência e da vontade, sempre foi muito humilde. Sinto falta do meu filho aqui, que teve que ir para a Irlanda para ser reconhecido. Gostaria que nosso país melhorasse neste aspecto, que ficassem aqui e dessem tudo de bom para nós, brasileiros", declarou ela, que é professora de matemática.
Para Kawai, a homenagem é uma forma singela de marcar o reconhecimento da Câmara. "Estamos reconhecendo a juventude de Piracicaba, que nos mostra cada vez mais o quanto a cidade é rica em talentos, especialmente na educação", disse o parlamentar.
(Assista no player a reportagem veiculada pelo Jornal da Câmara)