17 DE ABRIL DE 2018
Projeto para inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município é do vereador Pedro Kawai
Trabalho de entidades como Sesc e Aliança pela Infância serviu de inspiração
A Câmara aprovou em segunda discussão nesta segunda-feira (16), em nova redação, o projeto de lei 49/2018, do vereador Pedro Kawai (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Municipal do Brincar, a ser comemorada na última semana do mês de maio. O autor da iniciativa ocupou a tribuna para destacar os aspectos positivos das ações a serem desenvolvidas.
Segundo Kawai, é importante fomentar a convivência saudável com as crianças. "Todos nós, sejam políticos, empresários, pais e mães de famílias, temos nossos afazeres profissionais e, infelizmente, por conta da correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado a atenção que as nossas crianças precisam", disse.
Kawai explicou que a inspiração para o projeto veio a partir de uma iniciativa do Sesc Piracicaba, que realizou evento do gênero na cidade no ano passado, com a presença da coordenação da Aliança pela Infância, entidade de caráter voluntário e que possui 32 núcleos espalhados pelo país. "Cidades como Curitiba e Limeira também aprovaram recentemente esta lei", informou.
É preciso dar carinho, atenção e dedicação às crianças, recomendou o parlamentar. "Aprendi, com meu querido pai, que todos temos a hora de estudar, de ajudar em casa e também de brincar", completou ele, ao agradecer, na sequência, os colegas por aprovarem a propositura.
Na justificativa do projeto, Kawai diz que o intuito é mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida.
Durante a Semana, serão desenvolvidas ações gratuitas que promovam atividades sobre o tema para crianças de até 12 anos e para os adultos que as acompanhem.
A organização e desenvolvimento dos eventos ficará sob responsabilidade de comitê formado por representantes das secretarias municipais de Educação, Esportes, Lazer e Atividades Motoras e da Ação Cultural e Turismo, além de entidades afins convidadas pelo grupo.