26 DE NOVEMBRO DE 2019
Time venceu campeonato em outubro e garantiu acesso para a Série C
Vice-presidente e técnico estiveram na Câmara nesta segunda-feira
A conquista do Título de Campeão Paulista da Série D de Rugby pelo Piracicaba Rugby, ocorrida em outubro, motivou o vereador Pedro Kawai (PSDB) a propor a moção de aplausos 193/2019, entregue na noite desta segunda-feira (25), na 70ª reunião ordinária. A homenagem foi recebida pelo vice-presidente Lucas Costa Prado e o técnico Miguel Cooper.
A prática do rugby teve início em Piracicaba em 1976, inicialmente na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e, em 2009, ocorreu a estruturação do Piracicaba Rugby, buscando expandir o conhecimento dos cidadãos e trazer mais adeptos ao esporte. Já a Associação Piracicaba Rugby foi fundada em 2016.
No texto da moção, Kawai informa que o Piracicaba Rugby fez uma excelente campanha e teve 100% de aproveitamento na primeira fase (cinco jogos e cinco vitórias) do Campeonato Paulista de Rugby, com apenas uma derrota na segunda segunda fase. A final do campeonato, ocorrida em São Paulo, em 12 de outubro, o time venceu os colegas de Pindamonhangaba por 19 x 15. Esta é a primeira vez que o time conquista este título, o que lhe garantiu o acesso para a Série C.
Kawai lembrou que o rugby não é um esporte conhecido ou mesmo explorado comercialmente, porém, que mobiliza e atrai pessoas do bem. "Piracicaba tem o seu DNA: o seu rio, as suas belezas naturais, a sua cultura, o XV [de Novembro], a Esalq e, é claro, o rugby. Tocar uma entidade esportiva, sem o apelo comercial, há mais de 40 anos, é porque existe algo a mais", declarou, ao citar que a associação mobiliza público de diferentes idades.
O parlamentar apelou aos comerciantes e empresários da cidade, para que olhem com carinho para a modalidade esportiva. "Eles pagam do próprio bolso, por exemplo, para disputar a final de um campeonato. Precisamos de um olhar diferenciado para este tipo de modalidade. Temos mais esportes em Piracicaba e vocês são exemplos para todos nós", completou.
Ao agradecer Kawai pela homenagem, o vice-presidente do Piracicaba Rugby, Lucas Costa Prado, disse que há dois anos e meio ocorreu a primeira homenagem da Câmara, pelos 40 anos de existência. "Desde 1976, o sentimento não para. Em nosso discurso, dissemos que tínhamos planos ambiciosos, que gostaríamos de ser reconhecidos na formação de jovens atletas e colocar Piracicaba no rugby brasileiro. Salientamos que a ajuda do poder público seria importante e, desde então, multiplicamos nossos números", informou.
Segundo Prado, esta não é a única vitória do time, que saiu campeão de quase todos os jogos universitários. Além disso, há vários projetos sociais desenvolvidos por seus integrantes, "com recursos próprios e escassos". Ele reforçou a necessidade de o poder público apoiar o Piracicaba Rugby.
Já Miguel Cooper enalteceu os integrantes do time, presentes no plenário, "que trabalham arduamente no dia a dia".