09 DE MAIO DE 2018
Mostra gratuita segue até o dia 10 de junho na Casa do Povoador
Pedro Kawai visitou a mostra nesta quarta-feira (9)
Inaugurada no último sábado (5), a exposição "Origami, dobras que encantam" reúne cerca de 30 obras de nove artistas na galeria Alberto Thomazi, da Casa do Povoador, localizada na Rua do Porto. O vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou o espaço e conversou com a curadora da exposição, Dorinha Vitti Kennedy, nesta quarta-feira (9).
Dorinha é uma das nove artistas com obras na mostra e conta que a arte de dobradura pode ser feita em qualquer tipo de papel, além de outros materias, como o tecido — denominado de orinuno. Como base para criação dos origamis, utilizam diagramas e símbolos internacionais.
Segundo ela, a ideia foi reunir artistas de outras cidades para mostrar o trabalho. "Esse pessoal pertence a grupos de origami. O objetivo foi reunir todo mundo para mostrar diferentes estilos e técnicas", explica.
A artista também conta que a peça de sua autoria em exposição que levou mais tempo para ficar pronta foi um Tiranossauro Rex, com um mês de produção. "São cerca de 74 peças e eu não utilizei cola. O encaixe é o que demora mais", compartilha.
Pedro Kawai aponta a importância de difundir a cultura japonesa, principalmente próximo ao mês de aniversário da imigração à cidade. "Em setembro comemoram os 100 anos da imigração em Piracicaba. Estamos trabalhando forte para valorizar cada vez mais as tradições e os costumes do povo japonês", comenta.
Além de Dorinha, a exposição conta com obras de Ana Cristina Lopasso, Bianka Ortega de Gouveia, Edson Lopes da Silva, Hideo Kumayama, Keila Correa de Paula, Marta Ide Schaefer, Richard Kennedy e Vânia Passos.
Também são oferecidas oficinas para crianças acima dos seis anos, acompanhadas pelos pais. As próximas serão nos dias 9 e 10 de junho, das 14h às 16h. Dorinha, Edson e Richard ministrarão as aulas.
SERVIÇO - "Origami, dobras que encantam" fica na Casa do Povoador até o dia 10 de junho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos de 13h às 17h.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)