PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2019

Pedro Kawai questiona levantamento do Camped


Parlamentar quer saber se foi realizado o levantamento para atualização



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Os vereadores André Bandeira e Pedro Kawai discutiram na tribuna sobre os números de cadastramentos






Conforme o requerimento 300/2019, o vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitou informações ao Executivo sobre o Camped (Cadastramento Municipal de Pessoas com Deficiência). A Câmara aprovou a propositura na 18° reunião ordinária, nesta segunda-feira (8).

Com base na Lei Federal 2.527, o parlamentar quer saber se foi realizado o levantamento para atualização do Camped e onde estão disponibilizados os resultados, se a carteira de identificação vai ser confeccionada por essa secretaria, ou se já foram feitas, quantas foram realizadas.

O vereador André Bandeira (PSDB) discutiu o requerimento, cujo teor é o mesmo do que apresentou no ano passado, através do requerimento 626/2018. "Esse cadastro não evoluiu em nada, lá atrás tinha aproximadamente 3 mil pessoas cadastradas e, que, infelizmente, é o mesmo número de cadastro que temos até hoje", disse o parlamentar. 

"O maior motivo desse requerimento foi o Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), que nos provocou. A Secretaria deve essa resposta à população, esses números precisam ser disponibilizados, mostrar onde estão e quantos são. A mobilidade é fundamental", comenta Kawai. 

Pedro Kawai também discutiu sobre a confecção das carteirinhas que ajudam os deficientes em filas de estabelecimentos comerciais, por exemplo. "Apenas 1% da população piracicabana é reconhecida como ostomizada ou incontinente. Não podemos deixar esses números soltos", ressalta. 

O vereador André Bandeira falou sobre o fato do site, no qual era realizado o cadastramento e que não está funcionando. "De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2010, em Piracicaba, nós tínhamos aproximadamente 75 mil pessoas. É uma discrepância gigantesca. Como vamos aprovar um plano diretor sem ter informações?", questiona.



Texto:  Fernanda Rizzi
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo André Bandeira Pedro Kawai

Notícias relacionadas