24 DE ABRIL DE 2018
"Estamos esquecendo os porquês destes dias especiais", considerou o parlamentar
Pedro Kawai enfatiza importância dos feriados nacionais
Quarto orador a utilizar os 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem direito para assuntos diversos, na 22ª reunião ordinária de ontem (23), o primeiro secretário da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) falou da importância dos feriados nacionais. "Estamos esquecendo os porquês destas datas. Se é feriado, ele tem um grande porquê, a exemplo do dia 21 de abril, que foi o Dia de Tiradentes, considerando que Joaquim José da Silva Xavier foi ativista político, dentista, militar e mártir da Inconfidencia Mineira", disse.
"Por lutar pelos idéias de Independência do Brasil, ele foi morto. A briga dele éra contra os altos impostos do ouro e tributo sobre o comércio. E o que alimenta tudo isso? A corrupção", refletiu o parlamentar, ao citar quantas coisas se repetem.
''Nós estamos esquecendo os feriados, porque será mais um dia qualquer, quando não paramos para discutir e lembrarmos disso", disse Kawai, que também falou do 9 de julho e 15 de novembro, defendendo estas discussões.
Em aparte à fala de Kawai, o vereador Marcos Abdala (PRB) lembrou que a Coroa (rei de Portugal) cobrava um quinto, o que representa 20%, sendo que hoje pagamos mais do que isto de impostos.
Kawai traçou um paralelo, de nossos dias atuais com relação ao papel dos inconfidentes e, reiterou que "estamos aqui para fiscalizar o Executivo, cobrar o Executivo, legislar", disse.
Também lembrou que estamos há 228 anos vendo a mesma história de corrupção no Brasil. "Temos que fortalecer a história de luta contra a corrupção", alertou.
Kawai ainda fez uma reflexão sobre quantas pessoas lembram do feriado da sexta-feira Santa. A vereadora Coronel Adriana (PPS) também solicitou um aparte na fala do colega para registrar o quanto é importante para a nossa nação o 9 de Julho.