PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MARÇO DE 2018

Paulo Henrique é autor de moção que apoia instituição da "Lei Lucas"


Projeto de Lei obriga noções básicas de primeiros socorros em estabelecimentos públicos e privados, voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção 43/2018 foi aprovada na 12ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (16).



Aprovada na 12ª reunião ordinária a moção de apoio 43/2018 de autoria do vereador Paulo Henrique (PRB) que reconhece o projeto de Lei, popularmente conhecido como “Lei Lucas”, que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados, voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental, a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros. O projeto ainda está em tramitação no Congresso Nacional.

A proposta surgiu após um movimento social denominado “Vai Lucas”, liderado por Alessandra Begalli Zamora e Andrea Zamora Bettiati, mãe e tia de Lucas Begalli Zamora, um jovem de 10 anos de idade que faleceu em setembro de 2017, vítima de asfixia mecânica por não ter recebido os primeiros socorros ao engasgar com um pedaço de salsicha em uma excursão realizada com o colégio.

“Essa tragédia levou vários segmentos sociais à uma reflexão sobre o quanto as crianças estão realmente seguras nos locais que frequentam, a fatalidade com o irmão motivou as irmãs a criarem a página em uma rede social e que atualmente conta com mais de 130 mil apoios, onde passaram a lutar pela aprovação da chamada ‘Lei Lucas’ no âmbito federal”, justifica o parlamentar.

A proposta cresceu tanto que hoje já consta a apresentação de projetos em mais de 300 cidades e sete estados. Em Piracicaba, o vereador Paulo Henrique é autor da propositura que obriga a adoção de treinamento em primeiros socorros aos profissionais da rede escolar em todo o município e estabelece o “Selo Lucas Begalli Zamora” às escolas participantes.

“As propostas apresentadas visam unicamente garantir segurança e tranquilidade às crianças, pais, mães e profissionais da área educacional para lidarem de maneira responsável e gabaritada diante de imprevistos que possam vir a acontecer”, explicou o legislador.

O parlamentar solicita que cópias da moção sejam encaminhas aos deputados federais Ricardo Izar (PP/SP) e Miguel Lombardi (PR/SP).



Texto:  Maira Bacellar
Revisão:  Redação


Legislativo Paulo Henrique

Notícias relacionadas