08 DE MARÇO DE 2022
Sala voltada ao atendimento de mulheres vítimas de violência, na loja da Tupi, no Terminal Central de Integração, foi inaugurada nesta terça-feira (8)
Ana Pavão participou de inauguração da nova sala da Patrulha Maria da Penha, da GCM, nesta terça-feira (8)
A vereadora Ana Pavão (PL) participou nesta terça-feira da inauguração de uma nova sala da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, que será utilizada para o atendimento a mulheres vítimas de violência.
Além da vereadora, estiverem presentes à inauguração do novo espaço, localizado no Terminal Central de Integração, na loja da Tupi, empresa concessionária do transporte urbano na cidade, o prefeito Luciano Almeida (DEM), a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Conceição, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Maria Fioravante, o comandante da GCM, Sidney Nunes, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Fernanda Nardon, e demais parlamentares.
Segundo a coordenadora Fernanda Nardon a nova sala facilitará o atendimento às mulheres vítimas de violência: “após a agressão, a vítima é orientada a sair de sua residência e trocar de telefone para não ter contato com o agressor. Desta forma, ficava difícil de ter o contato com a vítima, por conta dessas mudanças que ocorrem. Com esta nova sala, o contato fica facilitado, pois as mulheres vítimas que trocaram de celular e de residência podem agora nos procurar para atualizarem seus dados e solicitarem nossa atenção".
Ainda de acordo com ela, a nova sala também auxiliará na parte assistencial, tirando dúvidas sobre denúncias, sobre como conseguir um advogado e outras “Com isso, conseguimos ajudar as mulheres a ingressar nesse processo de denúncia, passando os contatos como CRAM e Defensoria Pública”, complementou a GCM Nardon.
“Essa nova sala é uma conquista maravilhosa para a Patrulha Maria da Penha, pois será muito mais fácil realizar atendimentos e acompanhar as vítimas. A GCM tem feito um belo trabalho na nossa cidade e, agora, com esta sala, o trabalho será muito mais amplo”, comentou a vereadora Ana Pavão.
Histórico - De acordo com a parlamentar, no início de seu mandato, ela identificou a necessidade de a Guarda Civil Municipal possuir um local exclusivo para melhor atender às mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência, e iniciou a busca por um novo local, de fácil acesso.
De acordo com Ana Pavão, a sala foi resultado de uma articulação da parlamentar juntamente à Semuttran em meados de 2021.
Patrulha - A Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa da Guarda Civil de Piracicaba que beneficia mulheres vítimas de violência doméstica, com auxílio das medidas protetivas integradas na Lei Maria da Penha.
Hoje, a patrulha conta com 16 guardas civis e 2 viaturas, atendendo 24 horas por dia as demandas tanto nas residências quanto no local de trabalho das vítimas.
“Não tenha medo e receio de falar o que está acontecendo ou até mesmo de denunciar. A sala está aberta para tirar dúvidas e apoio de um psicólogo, em parceria com Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM)", concluiu a GCM Fernanda Nardon.