PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2018

Parlamento Aberto: eventos e consulta pública abrem ações


Em parceria com o Observatório Cidadão, Câmara vai buscar na população sugestões para aprimorar a transparência pública



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

Reunião com Observatório Cidadão selou parceria para Parlamento Aberto






Em maio, quando se celebra o aniversário da lei nº 12.527, de acesso à informação, a Câmara de Vereadores de Piracicaba vai consolidar sua atuação voltada a organizar e aprimorar as atividades relacionadas à transparência pública. Em parceria com o Observatório Cidadão, o Legislativo dará início a uma programação voltada à aplicação dos conceitos de Parlamento Aberto, com a realização de dois eventos e a abertura de consulta pública.

A proposta faz parte da gestão do presidente Matheus Erler (PTB) e da Mesa Diretora, com o objetivo de consolidar os avanços obtidos em 2017, quando o foco foi a de administração austera no tocante aos gastos públicos. “Esta austeridade continua e agora queremos avançar na relação com a sociedade. Em 2017, já tivemos grandes experiências, sentimos a população mais próxima à Casa. Queremos avançar”, disse Erler, reconhecendo os avanços que a Escola do Legislativo trouxe no sentido estimular a participação popular.

O presidente destaca que a Câmara já vem atuando fortemente quanto à transparência pública, através de ferramentas como a Ouvidoria  e o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Os números de atendimentos e as avaliações de órgãos fiscalizadores demonstram o potencial de resolutividade oferecido pelo Departamento de Documentação e Transparência.

“Estamos atentos diariamente ao andamento da Casa, nas divulgações no site, contando com a atuação comprometida dos servidores para atender a Lei de Acesso”, garante Fábio Bragança, responsável pelo departamento.

As atividades acontecem entre 15 e 29 de maio, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, sempre a partir das 19h30. No primeiro evento, o tema será Parlamento Aberto, trazendo experiências de iniciativas desenvolvidas na União, estados e municípios.

No dia 29, a proposta é discutir Transparência Pública pela ótica das experiências locais, envolvendo a Câmara e Prefeitura, juristas, entidades e o Observatório Cidadão. Para esta data, está confirmada a presença do jornalista especializado em comunicação pública e legislativa, editor do Portal Pro Legislativo, Sérgio Lerrer, que vai tratar do tema A Comunicação como Ferramenta de Transparência Pública.

“O tema vem ao encontro do trabalho do Departamento de Comunicação, que busca ampliar a divulgação dos atos administrativos, principalmente no tocante a licitações e outros gastos do Legislativo”, explica Valéria Rodrigues, diretora do Departamento.

PARLAMENTO ABERTO – Baseado em quatro pilares, alguns já desenvolvidos e que poderão ser aprimorados, e outros que serão criados, o Parlamento foca a transparência pública, a participação popular, a tecnologia e inovação e a educação para cidadania.

Para Renato Morgado, especialista em Democracia Participativa e membro do Observatório Cidadão, é preciso reconhecer os avanços da Câmara que, em 2017, alcançou a melhor avaliação de transparência em série histórica promovida pela entidade. “É importante aproveitar este momento de abertura e institucionalizar ações, com a participação da sociedade”, disse.

O Observatório apresentou a proposta de consulta pública, através do site da Câmara e do Observatório, quando serão apresentadas as ações já promovidas pela Casa, baseadas nos quatro pilares. A ideia é que, no mês de maio, a população possa a contribuir com propostas para o aprimoramento das ações.

“Analisaremos as propostas junto com o Observatório e, estando dentro da capacidade orçamentária, colocaremos em prática tudo o que for possível para que a cidade tenha a certeza que a Câmara vive um momento importante da História do Legislativo”, finalizou Erler.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  Nathalia Zambrim
Reportagem de TV:  Isabela Sabéllico
Edição de TV:  Nathalia Zambrim


Parlamento Aberto André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas