
18 DE NOVEMBRO DE 2022
GeoApis auxilia no estabelecimento de parcerias entre a agricultura e a apicultura, com o fornecimento de soluções socioambientais para indústrias e produtores rurais
Vereador Pedro Kawai (PSDB) salientou a biodiversidade do País
O vereador Pedro Kawai visitou a empresa GeoApis, na última quarta-feira (16). A startup piracicabana tem foco em práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) e oferece soluções socioambientais para indústrias e produtores rurais.
A engenheira agrônoma esalqueana Elaine Basso, criadora da startup GeoApis, recebeu o parlamentar e explicou que a empresa identifica e monitora as áreas próximas às plantações agrícolas sensíveis. Além disso, ela realiza a comunicação e estabelece as parcerias entre a agricultura e a apicultura.
A existência de criadores de abelhas sem ferrão (abelhas nativas) é reforçada pela engenheira Eliana. Eles criam as abelhas no meio urbano e sofrem com a mortalidade das mesmas nas épocas em que são feitas campanhas para combater o mosquito da dengue. O combate ao mosquito é essencial, mas se for realizado o mesmo trabalho que é aplicado em campo no meio urbano, esses criadores conseguiriam ser notificados com antecedência e proteger suas caixas, comenta a agrônoma.
Durante a visita, o parlamentar experimentou 12 tipos de méis, 10 dos quais são produzidos por abelhas nativas do Brasil. Isso mostra a biodiversidade do País e a importância de ser preservada. “As abelhas são importantes para o meio ambiente. No entanto, elas têm um valor ainda maior nas cidades devido à polinização, que é mais difícil de acontecer nos centros urbanos”, disse Kawai.