PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2019

Parceria entre Câmara e Esalq consolida ações sociais integradas


Programas institucionais como o Parlamento Aberto e Brasil, Esperança Alimentar do Futuro ganham dinamismo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parceria entre Câmara e Esalq consolida ações sociais integradas






Na 49ª reunião ordinária desta segunda-feira (9), o plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou por unanimidade, o projeto de decreto legislativo 27/2019, em discussão única, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza convênio com entidades públicas e particulares ou privadas para coproduçao e troca de conteúdos audiovisuais, a exemplo de parceria com a Esalq/Usp (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), no lançamento do concurso de frases, redação e fotos com o tema Brasil, Esperança Alimentar do Futuro, que deve mobilizar estudantes do ensino médio das redes estaduais e privada, além do público em geral.

As parcerias com instituições também dinamizam os programas institucionais da Câmara, a exemplo do Parlamento Aberto, que assegura a participação popular e de entidades constituidas, sendo que o programa conquistou o reconhecimento da CGU (Controladoria Geral da União), do Governo Federal, pelo alcance social do projeto.

Na 49ª reunião ordinária o plenário avaliou 16 proposituras, a exemplo de requerimentos ao Executivo em questionamentos relacionados à demora na realização de exames na saúde, à reforma da praça José Bonifácio e aos cursos oferecidos pelos Centros de Educação Digital, em indagações dos vereadores.

Diante das reclamações que chegam a seu gabinete, vindas de usuários do Sistema Único de Saúde, sobre a demora na marcação do exame de colonoscopia, o vereador Ary Pedroso Jr. (SD) alerta para os transtornos gerados aos pacientes e pergunta à administração municipal o que está sendo feito para regularizar a situação.

"Há possibilidade de o Poder Público firmar convênios para a realização desses exames visando zerar a fila? Quantos pacientes estão na lista de espera e qual a data exata de entrada no sistema?" são indagações feitas por Ary no requerimento 692/2019.

Também com questionamentos, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) pergunta, no requerimento 693/2019, quais os custos relacionados aos serviços de demolição do posto de serviço da Guarda Civil Municipal, da base do Pelotão Ciclístico e da fonte da praça José Bonifácio, no Centro.

Já a busca por informações sobre o funcionamento dos Centros de Educação Digital mantidos pela Prefeitura motiva o requerimento 707/2019, do vereador Isac Souza (PTB). O parlamentar quer saber quantos espaços do tipo operam na cidade, quais cursos e serviços oferecem e quantas pessoas são atendidas por eles.

Também compuseram a pauta da Ordem do Dia outros quatro requerimentos em discussão única e oito projetos de lei, sendo dois em primeira discussão e seis em segunda. O plenário aprovou todas as proposituras.

Duas pessoas se inscreveram para ocupar a Tribuna Popular: Raquel Moreno que falou sobre a diversidade surda e José Osmir Bertazzoni, que fez a defesa do projeto de lei 179/2019, que trata da mudança na estrutura administrativa do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).

Em respeito ao passamento do pai do vereador André Bandeira (PSDB), todos abriram mão das falas nos dez e cinco minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos.

Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.

A população também pode assistir à reunião ordinária na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). A galeria conta com espaço para cadeirantes.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas