12 DE MARÇO DE 2021
Propositura dos vereadores Paulo Campos (Podemos) e Paulo Camolesi (PDT) foi aprovada em reunião extraordinária nesta quinta-feira (11).
A quantidade de leitos hospitalares disponíveis no Município e a falta de UTIs motivaram o protocolo do requerimento 335/2021, pelos vereadores Paulo Campos (Podemos) e Paulo Camolesi (PDT), e que foi aprovado durante a 2ª reunião extraordinária da Câmara, na tarde desta quinta-feira (11).
No texto, eles justificam a propositura por conta de pacientes e profissionais de saúde das unidades que informaram que, até ao meio-dia, 10 pacientes aguardavam transferência. O vereador Paulo Campos se reuniu com o diretor do Hospital Fornecedores de Cana, José Coral, em que o assunto foi que no local existem oito leitos preparados para UTI que estão fechados, detalha o parlamentar.
Campos considera que esse tipo de instalação hospitalar é “importantíssimo para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida das pessoas”. Além da situação por conta da pandemia do novo coronavírus, também existem outras necessidades para internação, o que justifica ampliação de UTI.
Os questionamentos são em torno de quais providências serão tomadas de imediato para liberação dos leitos disponíveis no HFC, qual o número de leitos de enfermaria e de UTI no Município, assim como quantos contam com respiradores, quanto são disponibilizados para pacientes com Covid e quantos são para outras complicações.
“Tendo em vista que temos 10 pessoas aguardando vagas em UTI, se temos oito vagas ociosas e existe a possibilidade de negociação, devemos ter a sensibilidade de fazer essa negociação”, aponta Paulo Campos.