PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2019

Nancy Thame solicita informações sobre a contratação de pediatras


Em requerimento, vereadora pergunta sobre a causa da escassez de médicos pediatras



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A propositura foi aprovada na 18ª reunião ordinária






A vereadora Nancy Thame (PSDB) solicita, por meio do requerimento 303/2019, aprovado na 18ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (8), informações sobre a contratação de pediatras, principalmente no bairro Santo Antônio. Ela ocupou a tribuna para discutir sua propositura.

De acordo com a vereadora, a iniciativa do requerimento surgiu após o relato de mães de recém-nascidos, de que alguns PSF (Posto de Saúde da Família), não estão realizando atendimentos pediátricos devido à falta de médicos. Ela relata que tem sido recorrente que mães relatarem a ausência de pediatras. "A gente sabe que o secretário já justificou em alguns casos, mas a gente alerta. Além do atendimento de emergência, que nós já verificamos, Santo Antonio, Tatuapé, outro caso, com as crianças que não conseguiram o atendimento", disse.

Nancy disse da falta dos médicos pediatras. "O número de médicos que vão fazer residência e escolhem a pediatria é cada vez menor. Nossa preocupação, além do atendimento emergencial, é a questão da higiene, do estímulo ao movimento da criança", disse.

No texto do requerimento, a vereadora explica que “é fundamental compreender a criança no seu contexto familiar e social, e, o impedimento desse processo, pode comprometer o desenvolvimento da criança”. A parlamentar também diz que “a atenção à saúde básica da criança deve ser trabalhada de modo que a família seja estimulada a manter as boas práticas de saúde”.

Ainda de acordo com a vereadora, foram publicadas diversas reclamações de mães na mídia local, informando que várias unidades e regiões da cidade estão com o mesmo problema.

Diante disto, a vereadora pergunta se a escassez de médicos pediatras é de conhecimento do Poder Executivo, se sim, qual o motivo da falta desses profissionais, quais medidas estão sendo tomadas para resolver este problema e se existe a orientação de que as enfermeiras e os clínicos encaminhem as mães de recém-nascidos ao pediatra de outras unidades caso o PSF não tenha os recursos necessários, para que essas mães não fiquem sem atendimento.



Texto:  Larissa Souza
Edição de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas