PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2019

Nancy Thame solicita explicações sobre transferência escolar


Requerimento 948/2019, de autoria da parlamentar foi apresentado em caráter de urgência, na noite de ontem (21)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame solicita explicações sobre transferência escolar



A vereadora Nancy Thame (PSDB), no requerimento 948/2019, aprovado em caráter de urgência, na 69ª reunião ordinária de ontem (21), solicita informações do Executivo sobre a transferência no 1º ano do ciclo I do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, sala conveniada da EM Dr.ª Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso em Piracicaba.

"Fomos procurados em nosso gabinete pelas mães e pais dos alunos, que informam que foram surpreendidos no dia 11 de novembro com um comunicado de que os alunos seriam transferidos para a Escola Estadual Prof. Afonso José Fioravanti, localizada na rua Eça de Queiroz, 2521, Vila Monteiro", considera a parlamentar no acolhimento da reclamação dos pais.

No requerimento, Nancy Thame considera que a E.E. “Afonso Fioravanti” é uma escola com 384 matrículas, de alunos abrigados em apenas seis salas de aula, que recebe estudantes dos anos finais, do E.F. (6º ao 9º ano do ciclo II), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em três turnos de ensino, conforme é informado na página do Inep (http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/35909543)

A transferência das crianças do 2º ano do ciclo I e do ciclo II se dá de forma habitual para a Escola Estadual Prof. Augusto Saes que atende os anos iniciais do ensino fundamental (EF).

A parlamentar também destaca que as crianças devem desfrutar de um espaço escolar com qualidade, que respeite suas especificidades e garanta a elas as possibilidades de se desenvolverem plenamente e que são estudantes do sistema Municipal de Ensino. 

A proposta não se enquadra nas metas do Plano Municipal de Educação de Piracicaba, que o município atingiu, cresceu, alcançou e ultrapassou a nota média do IDEB, em 2017.

O município tem uma política pública diferenciada na área de educação, o que permite, hoje, se orgulhar de ter alcançado várias metas do Plano Nacional de Educação, enquanto a maior parte do País está estagnada.

No requerimento a parlamentar quer saber:

1. O que motivou mudança proposta?

2. A EE “Affonso Fioravanti” está adaptada para receber as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental (EF) com estruturas como: bebedouros, banheiros, carteiras, entre outros, adaptadas a estatura dos alunos. Como e em que tempo seria feita adequação?

3. O que justifica a não alocação das crianças para a EE “Augusto Saes”, como faz-se habitualmente todos os anos, já que a Escola Estadual Prof. Augusto Saes atende os anos iniciais do ensino fundamental (EF)?

4. Conforme noticiado no Jornal de Piracicaba no dia 08 de novembro, o planejamento da Diretoria de Ensino seria de transferir três salas do 2º ano do ciclo I do ensino básico da Escola Estadual Augusto Saes para a EE “Affonso Fioravanti”. O que acontecerá com a EE “Augusto Saes” se as salas de 2º ano forem fechadas?

5. Há sala vaga na EM Dr.ª Antonietta Rosalina? Em caso afirmativo, poderia ser estudada a possibilidade da Escola manter as duas turmas do 2 ano.

6. De acordo com o mapa de distribuição das escolas de ensino fundamental, consta no site da Secretaria Municipal de Educação, que na região onde as crianças estão geograficamente alocadas falta uma escola municipal. Existe projeto para a construção de uma unidade nessa região?

7. Há outras informações relevantes?



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas