02 DE JUNHO DE 2023
Requerimento 495/2023, de autoria de Paulo Nardino, pede informações sobre atendimentos de neuropediatria e psiquiatria infantil na Rede Municipal de Saúde
Paulo Nardino (PSDB)
Informações sobre atendimentos de neuropediatra e psiquiatria infantil na Rede Municipal de Saúde são solicitadas no requerimento 495/2023, de autoria do vereador Paulo Nardino (PSDB). A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (1º), na 32ª reunião ordinária de 2023.
Paulo Nardino relata que foi procurado por munícipes que pediam esclarecimentos sobre a disponibilidade dos atendimentos de neuropediatra e psiquiatria infantil. Segundo o vereador, informações da Secretaria de Saúde apontam que há mais de um ano não é possível agendar consultas com esses especialistas.
O vereador ainda relata que, em abril de 2022, o requerimento 279/2022 pediu informações sobre o número de neuropediatras e psiquiatras infantis na rede municipal e a forma de atendimento à população. Na resposta, o secretário Municipal de Saúde informou que o cargo de neuropediatra havia sido criado recentemente (maio/2022) e que a abertura de concurso público para a contratação de médicos especialistas estava sendo providenciada.
No requerimento, Paulo Nardino solicita informações sobre a quantidade de neuropediatras e psiquiatras infantis cadastrados e executando atendimentos na Rede Municipal de Saúde e a elaboração de concurso público para a contratação desses médicos. Também é solicitado o número de pessoas na lista de espera aguardando para serem atendidas e se essas informações estão disponíveis no Portal da Prefeitura.
Na discussão do requerimento, que é realizada antes da votação, o vereador Paulo Campos (Podemos) declarou que nada mudou e a situação foi agravada. “Por que digo isso? Porque recebo também uma demanda muito alta no gabinete de pais e mães buscando auxílio com relação a neuropediatra e não se tem”, afirmou.
Paulo Nardino destacou que ao receber essa demanda, foi pesquisar nos requerimentos da Casa e encontrou o requerimento de 2022. “Vamos então enfatizar mais uma vez esse tema, trazê-lo novamente para a discussão porque nosso intuito é querer somar e trazer à discussão para que se resolva, para que se aponte caminhos, para que se aponte soluções”, afirmou.