21 DE JUNHO DE 2024
Honraria, proposta por Paulo Camolesi, será entregue em ato solene em data a ser previamente agendada pelo gabinete parlamentar
Vereador Paulo Camolesi (PSB) é autor da propositura
Foi aprovado, na noite desta quinta-feira (20), durante a 37ª Reunião Ordinária de 2024, o requerimento 16/24, que concede título de “Líder Comunitária” à Marta Maria Lopes Rezende. A autoria é do vereador Paulo Camolesi (PSB).
“Marta, você é uma pessoa que faz diferença na sociedade aí na sua comunidade. Você merece muito mais do que isso”, pronunciou o vereador, ao fazer justificativa ao voto.
Natural de Gravatá/PE, Marta é formada em Educação Artística com habilitação plena em Música pela Faculdades Integradas Tereza D'Avila. Atuou por 31 anos na rede pública estadual como professora de Artes e, nos últimos sete anos, como professora coordenadora pedagógica. Ela atuou por 13 anos na cidade de Mauá, na região do Grande ABCDM, e 18 anos na cidade de Piracicaba.
O texto da propositura cita que Marta "não apenas ensinou seus alunos a entender a Arte como uma ferramenta de reflexão, mas também os incentivou a expressar artisticamente suas preocupações sobre a sociedade".
Ao longo da carreira, realizou diversas intervenções e instalações artísticas focadas em temas críticos, como desigualdade social, degradação ambiental e manipulação midiática.
Além de seu trabalho na escola, Marta foi ativa em organizações locais, como a ONG Amigos da Lagoa do Santa Rosa e a Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa, reforçando o vínculo entre a escola e a comunidade local. Ela foi a mente por trás do Projeto Semear, focado em habilidades socioemocionais e questões socioambientais, que recebeu reconhecimento pelo Rotary Clube de Piracicaba.
Mesmo após se aposentar do ensino público em 2020, Marta continuou sua missão de promover a conscientização e ação ambiental através do Projeto Semente do Hoje, trabalhando com permacultura e iniciativas de educação ambiental, como o programa lixo zero e o apoio à cooperativa de reciclagem Ecovida.
Confira, no vídeo, a justificativa do autor em relação à propositura.