15 DE OUTUBRO DE 2019
Vereador aproveitou espaço de 10 minutos na tribuna da Câmara para ressaltar a importância de realizar exames cotidianos
O vereador Ronaldo Moschini (CID) ocupou os 10 minutos do primeiro expediente da 59ª reunião ordinária da Câmara, na noite desta segunda-feira (14), para fazer um “chamado à prevenção” de câncer em mulheres. “Já que estamos no Outubro Rosa, um mês importante porque alertamos sobre todas as prevenções que podemos ter na área de saúde da mulher”, disse o parlamentar, no Plenário Francisco Antônio Coelho.
Moschini citou, como exame preventivo, o Papanicolau, que detecta o câncer de colo uterino e que deve ser feito anual. “É de extrema importância, com visualização direta pelo médico, o que permite delimitação diária para biópsia”, explicou. Ele lembrou que o exame realiza diagnóstico em 92% dos casos.
O vereador ressaltou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que a mulher pode realizar a cada dois anos, se tiver dois anos de resultados classe 1.
“O exame de mamografia deve ser feito por mulheres acima dos 40 anos”, disse. No entanto, o vereador disse que há controvérsia entre a Associação Brasileira de Mastologia, que diz acima dos 40 anos, enquanto a Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia destaca a partir dos 50 anos.
“O que é bom deixar claro é que, em caso de antecedente forte, como ter a mãe ou irmã com câncer mamário, deve ser feito mesmo até antes dos 40 anos”, enfatizou.
Moschini destacou que as mulheres devem ficar atentas às alterações comportamentais e que quem deseja ter gestação deve ter orientações três meses antes da gravidez.