PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE FEVEREIRO DE 2020

Moschini faz alerta sobre prevenção de DST durante o Carnaval


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 5ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (17).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução





O vereador Ronaldo Moschini (CID) aproveitou a véspera do Carnaval para citar preocupações sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST). “É uma festa popular, mundialmente conhecida e celebrada no Brasil, mas a folia pode ter repercussões importantes e de forma maléfica”, disse, ao ocupar a tribuna da Câmara durante a 5ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (17). 

“São necessários inúmeros cuidados para evitar riscos e danos à saúde, tais como surtos alimentares, desidratação, insolação e disseminação de doenças infectocontagiosas, inclusive as DST”, disse Moschini. “Por isso, é importante falar da necessidade do uso da camisinha, que é distribuída nos salões, nas ruas, nas unidades de PSF (Programa Saúde da Família) e nos bailes”, lembrou. 

A preocupação do vereador é por conta de dados que apontam a diminuição do uso de camisinhas entre os jovens. De acordo com levantamento do próprio governo federal, houve redução no uso do preservativo entre as pessoas de 15 a 24 anos. Enquanto em 2004, entre aqueles com parceiros fixos, 38,8%, o índice baixou para 34,2% em 2018. A redução também é verificada entre aqueles de parceiros eventuais: 58,4% usavam em 2004 e 56,6% utilizaram em 2018. 

“Eu falo sempre em risco, porque é disso que se trata. Um a cada três adolescentes iniciam a vida sexual sem orientação, sem preocupação e sem proteção (o que é mais importante e que é consequência da orientação e da preocupação)”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas