19 DE NOVEMBRO DE 2019
"Quando diagnosticados no momento inicial, 90% dos casos são tratados e curados", disse o vereador.
Parlamentar ocupou a tribuna para ressaltar a importância do 'Novembro Azul'
Nesta segunda-feira (18), durante a 68ª reunião ordinária, o vereador Ronaldo Moschini (CID) ocupou a tribuna para falar da campanha "Novembro Azul", a fim de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Ele ressaltou a necessidade daqueles que estão acima dos 45 anos de realizar o exame de prevenção. "Quando diagnosticados no momento inicial, 90% dos casos são tratados e curados", esclareceu o parlamentar.
Segundo ele, um a cada seis homens pode ter câncer de próstata. "Não deixe a saúde para depois. O diagnóstico precoce pode salvar sua vida", ressaltou.
O vereador, que também é médico, explicou que o exame de prevenção é simples, com foco no PSA (prostático específico antígeno), que é um marcador tumoral para o exame de próstata. "Quando está num nível abaixo de quatro, significa que não há risco momentâneo para o câncer prostático. Quando está acima de quatro, requer a realização da biopsia prostática", comentou.
Moschini disse que não se deve excluir o toque retal. "Podemos ter um PSA normal com aumento prostático e hipertrofia por adenoma ou somente um aumento por hipertrofia, e podemos começar um tratamento preventivo para o câncer prostático."
Os fatores de riscos, segundo o vereador, estão relacionados a idade, histórico familiar, alimentação, obesidade, exposição ocupacional e doenças sexualmente transmissíveis. Também é importante evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas. "Câncer de próstata: nós precisamos tocar nesse assunto com muita seriedade", concluiu Moschini.