23 DE MARÇO DE 2018
Segundo o vereador, implanon (espécie de bastonete implantado sob a pele do braço da mulher) tem indicação específica para puérperas e usuárias de drogas.
Moschini ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira
A informação de que a Prefeitura passará a disponibilizar na rede municipal de saúde o implanon ––um tipo de hormônio anticoncepcional no formato de um bastonete, implantado sob a pele da mulher–– foi comemorada pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), que abordou o assunto na tribuna, nesta quinta-feira (22), durante a 14ª reunião ordinária.
O parlamentar, que é médico obstetra e ginecologista, afirmou que vinha solicitando "já há alguns anos" a compra do item à Secretaria Municipal de Saúde. "É um palinete ––que colocamos debaixo da pele do braço, entre o bíceps e o tríceps, bem no sulco–– de um hormônio chamado progesterona etonogestrel, que serve para evitar filhos e tem validade de três anos", comentou.
Moschini disse o implanon é "100% eficaz" na prevenção à gravidez. "Ele tem indicação específica para puérperas e também para usuárias de drogas, que têm risco para a introdução do DIU, já que ele pode, em pacientes com multiplicidade de parceiros, gerar contaminação da cavidade endometrial e levar a uma doença inflamatória pélvica", completou o vereador.