PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE OUTUBRO DE 2019

Moschini apresenta informações sobre o Outubro Rosa


Sintomas, causas e tratamentos do câncer de mama foram citados pelo parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele comentou sobre predisposição genética para a doença






Mês de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa serve de alerta para que as mulheres não se esqueçam de realizar o exame de mamografia, responsável pelo diagnóstico da doença. A recomendação é do vereador Ronaldo Moschini (CID), que trouxe dados sobre o assunto nesta segunda-feira (30), durante a 55ª reunião ordinária.

Moschini explicou os tipos de câncer e como eles evoluem. Ele disse que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 80%, sendo que em muitos casos sem necessidade de radioterapia ou quimioterapia. "Um pequeno nódulo pode ser o início de um câncer", lembrou o vereador, que também é médico ginecologista e obstetra.

Segundo ele, o câncer de mama é multifatorial: há fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos que contribuem para o surgimento. A chance é 18% maior diante de histórico familiar. Moschini informou que o diagnóstico pode ser feito no banho e na observação no espelho.

Entre os sintomas estão a pele da mama vermelha, parecida com casca de laranja, a retração do mamilo e o surgimento de nódulos na região da axila ou no pescoço. Ele disse que embora provoque desconforto, a mamografia continua sendo o principal exame para o rastreamento do câncer.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas