01 DE JUNHO DE 2021
Propositura da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), foi aprovado nesta segunda-feira (31).
Silvia Morales (PV) defende a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, segunda-feira (31), a moção de apelo 103/2021, da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), em que solicita que a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprove o projeto de lei 1865/2021, do deputado Alexandre Padilha (PT), e inclua gestantes, puérperas e lactantes até dois anos, sem comorbidade, na lista de prioridades do Plano Nacional de Imunização – Covid-19.
No texto, Silvia ressalta que o avanço da pandemia ainda está causando “uma situação de calamidade pública” não apenas na saúde, mas em todas as demais áreas. “Essa moção representa o anseio de milhares de lactantes do País, que têm se mobilizado para garantir o acesso prioritário à vacinação”, aponta, lembrando que trata de uma movimentação espontânea que ocorre em todo o Brasil, a exemplo do movimento “Lactantes pela Vacina”, de Salvador.
A moção também ressalta que, segundo o chefe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital César Cals (HGCC), Flávio Ibiapina, a presença de anticorpos no leite materno aumenta a chance de proteção dos bebês e que a medida é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos Departamentos Científicos de Aleitamento Materno, Imunizações e Infectologia (2019-2021) da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
“Seja por questões sanitárias, no sentido de proteção das lactantes e de seus filhos, seja pela justeza da mobilização de milhares de mães lactantes em todo o Brasil, a inclusão deste grupo no PNI é de fundamental”, conclui a parlamentar.