Os relevantes serviços prestados à comunidade, pelo Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba são destacados pelo vereador e os demais parlamentares.
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do segundo secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB), na moção de aplausos 116/2018 parabeniza o Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) pelos 25 anos de fundação, em relevantes serviços prestados à comunidade piracicabana.
A entrega da honraria aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), nas dependências do salão de convenções da Santa Casa, mediante a presença de funcionários, lideranças, gestores e diretores técnicos.
Na oportunidade, o vereador André Bandeira falou da satisfação em contemplar uma entidade que é referência para todo o país, no tratamento do câncer. Também considerou a importância da prevenção e do papel de retaguarda que o Cecan acolhe seus pacientes, com um tratamento humanizado, dispensado pelas pessoas que atuam no setor, desde o mais simples aos mais graduados, que visam a plenitude do sistema para acolher o cidadão.
O médico Fernando Medina da Cunha destacou a importância da Câmara, por intermédio de André Bandeira em reconhecer os trabalhos do Cecan, nestes 25 anos, lembrando que são mais de 600 pacientes acolhidos pela instituição, neste ano. Também falou da área de alta tecnologia, sendo que para o ano que vem o empenho é por novos equipamentos, que possibilitarão a continuidade de serviços referenciais desenvolvidos em Piracicaba.
A médica Mary Tereza da Silva também agradeceu o reconhecimento da Câmara, evidenciando o papel da Santa Casa de Piracicaba no atendimento da população. "Este reconhecimento nos deixa extremamente felizes", disse.
O médico André Gemeinder também enfatizou o gesto de Bandeira e dos demais parlamentares na aprovação da honraria. E, fez um relato histórico da criação de Cecan em Piracicaba, sendo que há mais de 25 anos, quando retornavam da região de São Pedro, com destino a Campinas se depararam com uma vista maravilhosa da cidade, na altura do distrito de Santa Teresinha, onde o reflexo das luzes mostravam o quanto Piracicaba é imponente, sendo que isso foi fundamental para transferir tecnologia de Campinas e consolidar um centro referencial a que se tornou o Cecan, numa iniciativa que exigiu coragem, sacrifício e determinação.
O provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão também considerou a merecida propositura da Câmara, na pessoa de André Bandeira, como forma de reconhecer todo um trabalho que a entidade faz em nome da cidade, sem distinção para ninguém, que também possibilita atender conveniados do SUS (Sistema Unico de Saúde). Emocionado, o provedor também relatou a sua experiência pessoal, de hoje poder contar com a excelência dos serviços do Cecan com vistas ao seu restabelecimento. "Por mais de 50 dias cuidaram de mim com carinho indiscritível", disse.
"A homenagem é mais que merecida. Eles é que fazem a diferença. Há mais de 20 anos na Santa Casa sentimos o que é feito a todos", conclui João Pavão, que também anunciou ida a Brasília, no Ministério da Saúde, no dia 16 de outubro, na busca de reforço para novos equipamentos ao Cecan.
Moção
Em 1993, médicos oncologistas de Campinas trouxeram sua experiência e especializações para Piracicaba, visando facilitar e deixar mais confortável o tratamento dos pacientes. A clínica foi aberta e passou a se chamar Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba).
Em 1994, a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba convidou a equipe para prestar este serviço em suas instalações. O convite foi aceito, a clínica iniciou seus atendimentos e, devido à grande procura, o espaço ficou pequeno. Em 2006, uma nova clínica foi inaugurada – com infraestrutura completa, espaço, conforto e tecnologia que faz do Cecan uma referência regional no tratamento de câncer em adultos.
O Cecan prioriza o tratamento humanizado aos seus pacientes, levando a todos cuidado, carinho e alegria. Neste intuito, em 2011, foi instalada um novo aparelho na radioterapia que conta com a radio cirurgia. Melhorias que visam o bem-estar e conforto de todos os pacientes.
O Cecan realiza pesquisa clínica (tratamentos com medicamentos ainda não disponíveis no mercado brasileiro), um diferencial para o avanço no tratamento dos mais diversos tipos de câncer.
Uma equipe de profissionais altamente treinada e capacitada para o atendimento aos pacientes, com propriedade e atenção redobrada. Todos em busca de uma única solução: seu tratamento!
Desde a recepção, o paciente do Cecan já se sente acolhido. À sua disposição estão recepcionistas eficientes, prontas para ajudá-lo e encaminhá-lo o mais rapidamente possível ao setor responsável. O paciente pode usufruir de um amplo e agradável espaço, para aguardar sua consulta com tranquilidade e conforto.
A missão do Cecan é oferecer excelência em qualidade na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de câncer através de uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a educação continuada, com os preceitos de humanização na saúde e com a harmonia nas relações que se estabelecem dentro da clínica entre profissional-paciente, recepção-paciente, profissional-equipe, profissional-instituição.
"Praticar a assistência humanizada e contribuir significativamente com a evolução técnico-científica do tratamento do câncer. Proporcionar uma visão abrangente da saúde e beneficiar o ser humano com esse conhecimento", enfatizou André Bandeira no teor da moção de aplausos.