PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE FEVEREIRO DE 2020

Mestre Godinho receberá Título Honorífico de Líder Comunitário


Vereador Laércio Trevisan entregará homenagem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Propositura de autoria do parlamentar foi aprovada nesta quinta-feira (13)



O professor e mestre de capoeira Eugenio Morato de Jesus, conhecido como Mestre Geninho, receberá da Câmara de Vereadores o Título Honorífico de Líder Comunitário. A homenagem foi aprovada na noite desta quinta-feira (13) e será entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor do decreto legislativo 44/2019.

Natural de Piracicaba, Mestre Geninho nasceu em 14 de fevereiro de 1959 e é filho de Sebastiana Candido Morato e de Benedito Osvaldo Morato de Jesus. Mestre Geninho iniciou seu estudo cultural em 1977. Seu pai tocava cavaquinho e seu tio Bidi tocava viola. É sobrinho, pelo lado materno, de uma das mais expressivas figuras da cultura popular piracicabana, Antonio Candido, o lendário Parafuso, cantador de cururu, cujos feitos levaram a designar uma praça em seu nome, a praça do Parafuso.

Mestre Geninho iniciou na capoeira em 1978 com Claudival da Costa, o saudoso Mestre Cosmo, “pessoa pela qual Geninho tem enorme consideração, respeito e gratidão pelos ensinamentos de técnica e coordenação de movimentos”, destacou Trevisan.

Por nascer em um berço cultural, Mestre Geninho aprendeu a tocar inúmeros instrumentos, como cavaquinho, violão, pandeiro e berimbau. Fez parte do Grupo Vila Samba, fundado em 1978, e do Grupo Sambeleza, de Limeira.

É diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Gráficas de Piracicaba e região, onde também ocupou o cargo de presidente.

Recentemente, Mestre Geninho recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na área de tradições populares.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas