07 DE NOVEMBRO DE 2017
Profissional esteve na Câmara por solicitação do vereador Paulo Campos
Luiz Baldini Neto é angiologista e cirurgião vascular
O médico Luiz Baldini Neto, angiologista e cirurgião vascular, esteve na Câmara nesta segunda-feira, 6, para apresentar detalhes sobre o tratamento de úlceras crônicas realizado em Piracicaba. Ele falou por 30 minutos na 64ª reunião ordinária, por solicitação do vereador Paulo Campos (SD), autor do requerimento 527/2017.
Baldini atua na Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme), ex-Casa do Diabético, local que atende pessoas com doenças ou distúrbios metabólicos, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
A preocupação dos profissionais do Cadme é a de encontrar as situações que impedem a cicatrização de feridas entre quatro e seis semanas. Ele citou fatores psicológicos, sociais e econômicos associados aos problemas. Entre os casos, Baldini citou a úlcera venosa dos membros inferiores, o pé diabético, as gangrenas e as úlceras isquêmicas.
"De uma maneira geral, as pessoas atingidas por úlceras crônicas têm lesões psicológicas, são fragilizadas e apresentam dificuldades de se manterem ativas no mercado do trabalho. A cura não é apenas da ferida, é do indivíduo, no retorno da sua dignidade."
Os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR), Ary de Camargo Pedroso Jr. (SD), Ronaldo Moschini (PPS) e Paulo Serra (PPS) elogiaram o profissional pelas explicações e reforçaram a importância do Cadme para a população.