PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MARÇO DE 2024

Mais de 50% dos lares são comandados por mulheres, lembra advogada


Expediente da 11ª Reunião Ordinária foi suspenso para considerações da idealizadora do projeto Heroica, Simone Seghese, sobre o 8 de Março



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Advogada trouxe um levantamento recente da FGV sobre o tema

Advogada trouxe um levantamento recente da FGV sobre o tema
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Advogada trouxe um levantamento recente da FGV sobre o tema

Advogada trouxe um levantamento recente da FGV sobre o tema
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Advogada trouxe um levantamento recente da FGV sobre o tema






A advogada e professora universitária Simone Seghese esteve na Câmara Municipal de Piracicaba para abordar o tema Dia Internacional da Mulher e programação da Semana da Mulher. Sua participação aconteceu na 11ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (11), a partir de um requerimento da vereadora Rai de Almeida (PT), da Procuradoria Especial da Mulher.

A vereadora Rai de Almeida abriu os trabalhos e reforçou a importância de revisitar o debate sobre o cotidiano das mulheres. "Estes últimos dias temos uma agenda que trata da questão do 8 de março e fizemos uma agenda bem robusta para trazermos o debate sobre o cotidiano das mulheres", disse.

Idealizadora do projeto Heroica, Simone Seghese disse mais da metade dos lares já são comandados por mulheres. O levantamento foi feito pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), para o jornal Valor Econômico. Foi constatado o seguinte: o número de domicílios liderados por elas subiu 72,9% na última década. A maioria (82,3%) das chefes de lares são mães solo, que têm filhos, mas não cônjuges.

Simone destacou a necessidade de proteger as mulheres e promover a igualdade de gênero. "Como fazer para as coisas funcionarem como deveriam funcionar? Para as mulheres poderem caminhar nas ruas de uma forma segura? Para que pudessem escolher estar ou sair de um relacionamento? Será que a gente pode pensar em ações públicas para realmente alterar esse status?", indagou ela.

Simone se definiu como "otimista" e acredita que as mulheres estão atuando para melhorar o mundo. Ela ressaltou a importância de criar ações públicas para garantir a segurança das mulheres nas ruas e possibilitar que elas façam escolhas em seus relacionamentos. Também mencionou que o projeto Heroica oferece mentoria jurídica e orientação psicológica para mulheres.

Os vereadores Josef Borges (Solidariedade), Gustavo Pompeo (Avante), Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai (PSDB) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, também contribuíram para a discussão, abordando temas como o machismo, a distribuição de absorventes, as habitações populares e a violência contra as mulheres.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas