18 DE OUTUBRO DE 2019
Moção de aplausos conferida pelo vereador Pedro Kawai registra a trajetória deste grupo de amigos, que irmanados desenvolvem relevantes trabalhos sociais
Lupy Futebol Clube ganha reconhecimento da Câmara pelos 30 anos
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Pedro Kawai (PSDB) reservou parte do expediente da 60ª reunião ordinária desta quinta-feira (17), na promoção de ato solene, conduzido pelo cerimonialista Cláudio Baptista, para entregar a moção de aplausos 167/2019, que parabeniza o Lupy Futebol Clube pelos 30 anos de existência.
Na entrega da comenda, o vereador Pedro Kawai falou da prerrogativa da Câmara no reconhecimento de trabalhos relevantes pelo município, de um grupo que nem ao menos tem CNPJ, com destaque na amizade de 30 anos, e do companheirismo a que se pautam em cultivar suas vidas.
Kawai falou do quanto é gratificante um tipo de amizade como esta. "É lá que a tristeza vai embora, de um grupo que valoriza o coletivo, a amizade, de pessoas que fazem da amizade o seu elo. Que nós possamos ter este grupo como exemplo de fidelidade e um ombro amigo", disse.
Em agradecimento pela comenda, José Silveira, o Juca fez a leitura de texto pela honraria, enaltecendo o papel da Câmara, na pessoa de Kawai, pela sensibilidade e espírito público, principalmente em decorrência de trabalhos de relevância social que o grupo mantém em prol da cidade.
Silveira também agradeceu a todos que integram o grupo, de crianças às pessoas de terceira idade, nos 30 anos de história, a completar no próximo dia 10. Ainda falou da motivação, da união de pessoas com princípios em prol do semelhante.
Citou a participação de seu mentor, Paschoalini, que arregimentou pessoas para iniciar o trabalho do grupo. Também citou a escritora Marta Medeiros, na interpretação sobre o sentido da vida. Enfatizou a importância das memórias e encerrou suas considerações evocando composição musical de Roberto Carlos, ao falar da vida.
Moção
No teor da moção de aplausos, o vereador Pedro Kawai considera que a história do Lupy Futebol Clube se iniciou nos gramados da “Arena Paschoalini”, localizada no Condomínio Bonnie Vie, bairro Campestre. A ideia de criar um time partiu de Paulinho Paschoalini e seus irmãos.
Embora tenha estreado no bairro Campestre, o Lupy Futebol Clube nasceu no bairro Paulista, e os frequentadores se reúnem às quartas-feiras, em dois campos, na “Arena Silveirão” e no bairro Campestre, e aos sábados na “Arena Sinhoretão”, no bairro Volta Grande.
O nome do clube surgiu em meados do ano de 2005, quando começaram a praticar seu futebol no campo do Volta Grande.
No local existia um cachorrinho chamado Lupy, que se tornou um mascote muito dócil e que gostava de todo mundo, com isso, surgiu a ideia dos integrantes em batizar o nome do time em homenagem ao mascote.
Trata-se de um clube bem organizado, com dois campos para a prática do esporte, uniforme completo, coletes, bolas, cuidados com o gramado, e os comes e bebes, sempre buscando a confraternização entre os membros.
O clube possui três times, com integrantes na faixa etária entre 16 e 70 anos de idade, profissionais de vários ramos de atividades aqui no nosso município: dentistas, professores advogados, engenheiros, empresários, estudantes, funcionários da indústria, comerciários e bancários.
O bate-bola acontece toda semana, e após o futebol, sempre ocorre aquela confraternização entre os integrantes do clube, com churrasco e cerveja.
Em que pese não haja uma diretoria oficial, o clube é presidido por João José Silveira, mais conhecido como Juca, que conta com o apoio dos colegas mais ativos do clube e que auxiliam na criação de condições para manter a história do “Lupy” sempre na ativa.
Para o vereador Kawai, é de suma importância a manutenção da cultura pela prática de esportes, além da manutenção dessa convivência em harmonia entre os seus integrantes durante esse longo período de existência do clube.
Além de referendar o nome do presidente João José Silveira, a moção também destaca os demais membros da diretoria: Vitor Danelon, Mário Sinhoretti, Marcelo Perez e Fábio Mazine.