PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE JANEIRO DE 2020

Lair Braga sugere implantação de wi-fi gratuito em praças públicas


Parlamentar fez sugestão ao Executivo, em indicação enviada este mês



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Inclusão digital é tema de duas indicações e um requerimento do vereador



A implantação de internet wi-fi livre e gratuita nas praças públicas e nas áreas de lazer de Piracicaba é defendida pelo vereador Lair Braga (SD). É de sua autoria a indicação 219/2020, apresentada recentemente na Câmara, e que segue ao Executivo como sugestão para elaboração de estudos para que a medida seja colocada em prática, em prol da inclusão digital da população.

No documento, Lair Braga comenta que a população vive 24 horas conectada e que a internet, atualmente, é essencial tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. "No dia a dia, tenho notado que muitas pessoas que frequentam a praça José Bonifácio, em seus horários de almoço, por exemplo, buscam internet livre em estabelecimentos comerciais para ficarem conectadas."

O vereador acredita ainda que o acesso à internet permite à população novas formas de comunicação, a descentralização de informação, cultura e educação, como ainda auxilia na promoção da inclusão social. "Portanto, há a necessidade de ampliar o acesso à internet para todas as pessoas, começando pelos pontos onde há aglomeração, as praças públicas e as áreas de lazer, como por exemplo, praça José Bonifácio, na área central, e na área de lazer da Estação da Paulista, no bairro Paulista", recomenda.

Além desses dois locais, Lair Braga defende a ampliação do serviço também no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto. Segundo ele, é um ponto muito frequentado pela população piracicabana e turistas. "São diversos locais, que deverão ser estudados para que possam beneficiar a população em geral", diz o parlamentar. Ele pretende agendar uma reunião com o prefeito e secretários para abordar o assunto e para que a indicação se concretize.

Em setembro do ano passado, o vereador já havia enviado ao Executivo uma indicação semelhante, a de número 2.433/2019. Na ocasião, a sugestão de Lair Braga foi para a implantação de rede wi-fi livre nos terminais de ônibus de Piracicaba. "Ambas as indicações possuem o mesmo objetivo: a inclusão das pessoas na era digital", diz.

GESAC –– Ainda sobre assunto relacionado, Lair Braga quer saber como está a implantação da lei 8.469/2018, de convênio entre município e União para integração ao Programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

É o que traz o teor do requerimento 35/2020, que terá entrada na primeira reunião ordinária da Câmara deste ano, em 3 de fevereiro. Na propositura, Lair Braga pergunta se o termo de adesão com a União foi realizado, solicita sua cópia (caso a resposta seja positiva) e questiona ––se o Executivo responder negativamente–– qual o prazo para a realização do termo. Ele indaga ainda se há previsão para o fornecimento de internet banda larga para os bairros Brieda, Chácaras Canaã, Conceição, Estância Água Bonita, Gran Parque, Ibitiruna, Itapiru, Náutico Clube, Nova Suíça, Pau d’Alho e Vila Belém.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Infraestrutura Urbana

Notícias relacionadas