PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MAIO DE 2019

Lair Braga propõe audiência sobre moradores em situação de rua


Secretarias foram convidadas a participarem da audiência pública, que ocorre em 19 de junho, às 19h30



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador apresentou seus argumentos na ocupação da tribuna






O vereador Lair Braga (SD) propôs a realização de audiência pública na Câmara para discutir os problemas das pessoas em situação de rua na cidade. É de sua autoria o requerimento 409/2019, aprovado na noite desta quinta-feira (23), na 30ª reunião ordinária. O encontro será no Plenário Francisco Antonio Coelho, às 19h30 de 19 de junho.

Segundo Lair, Piracicaba teve um aumento de pessoas na rua, que vivem em praças, embaixo de viadutos e pontes, além dos locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, onde tem pouca ou nenhuma higiene.

Além disso, ele disse ter recebido denuncias de que municípios vizinhos estariam descarregando pessoas em situação de rua na praça José Bonifácio, na região central da cidade. "Inclusive, a praça está em processo de revitalização e um dos principais problemas são os moradores de rua", disse o parlamentar.

O parlamentar ocupou a tribuna para esclarecer que nenhum dos moradores estão na rua porque querem. "Eles têm algum motivo para estarem ali e o poder público tem a obrigação e o dever de resolver essa situação que é de saúde pública. Ali existe consumo de álcool, drogas e a violência também", disse. 

Além disso, o vereador contou que está sabendo que alguns deles são vítimas da guarda Civil e, inclusive, seu nome haveria sido usado para apontar que os moradores não poderiam estar ali. "Não precisa agredir morador de rua, é necessário o diálogo e convencê-lo de que não pode ficar ali, mas espancar não. Isso é covardia", enfatizou. 

Lair Braga disse que alguns estão ali porque não tem lar ou onde morar, alguns querem trabalhar e, que, o município se quiser, tem como abrigá-los. "Sonho que um dia esses moradores sejam alimentados e tratados psicologicamente. Talvez eu possa até não ser compreendido, mas esse sonho eu tenho e espero realizá-lo um dia", contou o vereador. 

O vereador destaca a criação do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, a partir de uma proposta de sua autoria. Mesmo com a realização de duas reuniões, até o presente momento não houve manifestação da Smds (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) sobre o assunto.

Para a audiência, serão convocados Fábio do Amaral Sanches, do Conselho Municipal de Assistência Social; Eliete Nunes, da Smads (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); José Otávio Mentem; da Sedema (Defesa do Meio Ambiente); José Luiz Ribeiro, da Semtre (Trabalho e Renda); Pedro Mello, da Secretaria Municipal de Saúde; a comandante Lucineide Aparecida Maciel Côrreia, da GCM (Guarda Municipal de Piracicaba); Débora Cândido Montanham, da Comad (Conselho Municipal Anti Drogas);  e Carlos Borges do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas