21 DE FEVEREIRO DE 2020
“E se amanhã ou daqui a três/quatro dias, ao invés de chover 95 milímetros, chover 120 milímetros? Onde nós vamos parar? ”, indagou o vereador
Parlamentar usou tribuna nesta quinta-feira (20), na 6ª reunião ordinária
O vereador Lair Braga (SD) apelou para a criação de alternativas para a resolução das enchentes que ocorrem em Piracicaba, durante o uso da tribuna nesta quinta-feira (20), na 6ª reunião ordinária.
Lair comentou sobre as enchentes da cidade, que, segundo ele, ocorrem desde o ano em que se mudou para Piracicaba, em 1980. E citou a última chuva ocorrida na cidade, na qual era esperado, pela meteorologia, 50 milímetros, mas cujo acúmulo chegou a 93 milímetros.
“E se amanhã ou daqui a três/quatro dias, ao invés de chover 95 milímetros, chover 120 milímetros? Onde nós vamos parar? ”, indagou o vereador.
O parlamentar contou sobre um pronto socorro que estava instalado na região do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, o qual, em momentos de chuva, inundava. De acordo com o vereador, a localização do pronto socorro foi alterada, mas o problema naquela região não foi resolvido.
Lair Braga também disse que cobrou o prefeito Barjas Negri (PSDB) sobre a situação. “Eu já cheguei ao prefeito Barjas Negri e falei para ele: ‘prefeito, esse Centro da Armando Salles, ai da Independência, o teatro, a rodoviária, não pode mais, tem que ser revitalizado. Tem que ser um conjunto comercial, tem que resolver esse problema das enchentes”, disse o vereador.
Na tribuna, o parlamentar questionou a não aplicação de projeto de resolução das enchentes, que, segundo ele, custaria R$ 35 milhões. Ele questionou se já foram procuradas possíveis soluções para a aplicação da manutenção, como a solicitação de recursos de Brasília.
“Se alguém disse que custa R$ 35 milhões, é porque um estudo já foi realizado. Mas porque não se coloca em prática? Nós não temos o BNDES, onde muitas coisas são liberadas indevidamente? ”, questionou o vereador.
Ele questionou a proposta de realinhamento de preço, solicitada pela empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo no município. “O que se gastaria talvez para resolver o problema da enchente, é o que a Ambiental teve a coragem de dizer aqui que precisa para reajustar”, disse Lair Braga.
“Será que não está na hora desta Câmara reunir-se com o prefeito Barjas Negri e dizer que nós temos que resolver esse problema das enchentes em Piracicaba?”, questionou o parlamentar. “Prefeito Barjas Negri, eu quero deixar aqui o meu empenho, o meu incentivo, para que o senhor assuma essa dívida e resolva o problema da enchente”, completou o vereador.