02 DE OUTUBRO DE 2018
Parlamentar lembra que estátua foi pichada pela 21ª vez
Propositura foi aprovada nesta segunda-feira (1º), na 57º reunião ordinária da Câmara.
O vereador Lair Braga (SD) solicita informações do Executivo sobre a estátua do peixe dourado, localizada na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba. É de sua autoria o requerimento 512/2018, aprovado em caráter de urgência nesta segunda-feira (1º), na 57º reunião ordinária da Câmara.
Segundo o parlamentar, em setembro de 2018 foi a 21ª vez que a estátua foi pichada, e em apenas duas vezes identificaram os autores dos delitos.
O parlamentar quer saber se o problema poderia ser resolvido com as instalações de câmeras de monitoramento à distância 24 horas, se com esse fator é possível a identificação das pessoas que picham a estátua, e que, sabendo da gravidade do problema, por qual motivo foi não inclusa a despesa para a instalação no Orçamento dos exercícios anteriores e seguinte.
Lair Braga também quer saber se o município pode informar qual o custo da instalação das câmeras. Com relação aos danos causados ao patrimônio, ele pergunta quais as medidas foram tomadas para o ressarcimento, qual o valor gasto pelo município para a pintura diante das 21 pichações e qual a solução viável para que não ocorra mais.
O vereador relatou que "o ser humano, às vezes, foge do seu estado e chega ao ponto de agredir até figuras, como a de um peixe inocente, que nem escama deram para ele". Além disso, citou os vereadores Dirceu Alves (SD) e Ronaldo Moschini (PPS), que já haviam pedido providências sobre o assunto em anos anteriores.
"Acho que deveriamos estar falando de outra coisa aqui, como buscar melhorias na sáude, elogiar a carreta da Ilumina que vai ficar aqui, discutir problemas de educação e de repente estou aqui discutindo o problema de um peixe que é covardemente pichado por jovens, vândalos, mas que, ainda assim, é pelo ser humano", refletiu o parlamentar.