
03 DE MAIO DE 2018
Encontros de manhã e à tarde, entre esta quinta e sexta-feiras, trazem novidades sobre o uso de insulina no tratamento da doença.
Evento acontece até esta sexta-feira no auditório do Museu da Água
Um evento no auditório do Museu da Água, que começou nesta quinta-feira (3) e vai até amanhã (4), com encontros de manhã e à tarde, pretende levar informações a profissionais da saúde e estudantes de enfermagem sobre o uso de insulina no tratamento do diabetes. O evento é fruto de uma parceria entre o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), o grupo Amigos do Diabetes e a Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira Nádia Soares, consultora de treinamento de uma fabricante de insumos médico-hospitalares, sustentou que o tratamento com insulina deve ser "previsível, seguro e confortável", explicou o posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o assunto e apresentou tipos de agulhas usadas na aplicação, chamando a atenção para as curtas, de 4 milímetros, indicadas para todos os perfis de pessoas.
Nádia alertou sobre os riscos que pacientes correm ao reutilizarem agulhas na aplicação da insulina. "Isso pode provocar lipohipertrofia, que são lesões no tecido subcutâneo, gerando nódulos e uma perda na absorção da insulina nessas regiões, o que faz o paciente sempre ter dificuldade no controle glicêmico. Muitas vezes, ele nem sabe que tem, porque não sente dor, daí a importância do exame físico. A cura para isso é não aplicar mais naquela região ––automaticamente a pele se regenera–– e não fazer a reutilização das agulhas", esclareceu.
Autor da proposta que criou em Piracicaba o Dia Municipal de Combate ao Diabetes, celebrado anualmente em novembro, Kawai destacou a importância do evento na difusão de informações a profissionais de saúde e universitários.
"O trabalho nosso, principalmente por conta da Comissão de Saúde da Câmara, é desenvolver atividades que fortaleçam o conhecimento do diabetes, do diagnóstico e do tratamento. Momentos como esse fazem que tanto profissionais de saúde quanto estudantes de enfermagem tenham conhecimento mais aprimorado, que reflita diretamente na qualidade de vida das pessoas", afirmou Kawai.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)