02 DE JUNHO DE 2023
Moção de aplausos pelos 100 anos da realização da primeira missa é de autoria do vereador Paulo Camolesi (PDT)
Paulo Camolesi (PDT)
A Igreja Matriz de São José de Tupi receberá moção de aplausos pelos 100 anos da realização da Primeira Missa. A autoria da moção 73/2023, aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (1º), é do vereador Paulo Camolesi (PDT).
A igreja homenageada teve sua primeira celebração em 29 de abril de 1923, com uma missa que estreou a capela inaugurada no dia anterior, 28 de abril, e que na oportunidade, além da missa também se viu uma procissão que tomou as ruas do Distrito, que culminou em uma quermesse que festejou a construção e a missa.
O Distrito de Tupi foi fundado oficialmente no dia 29 de julho de 1922, com a chegada da linha férrea e estação de trens e, na época, uma comissão se encarregou de construir uma capela. Foi a mobilização da comunidade que após muito conversar, decidiram que seria o mais acertado transferir a Capela de São José, que se localizava no bairro Quebra Dente, para o atual espaço.
A Capela edificação, que fica bem na entrada do distrito, é um dos principais símbolos do tradicional bairro piracicabano. De acordo com Paulo Camolesi, o papel da Igreja foi fundamental para a crescimento do bairro, e formação do Distrito.
“Quero deixar meus cumprimentos, meus agradecimentos até para aquelas pessoas que desde o início se colocaram como voluntários no projeto de Jesus Cristo”, afirmou Paulo Camolesi na declaração de voto.
A moção de aplausos à Igreja Matriz de São José de Tupi será entregue na pessoa do pároco Padre Carlos Roberto Dóllo.