27 DE JUNHO DE 2023
Laércio Trevisan Jr., em discurso na tribuna, criticou falta de viaturas e de reposição de guardas e cobrou envio à Câmara Municipal do estatuto da corporação
Laércio Trevisan Jr. criticou falta de viaturas e servidores e cobrou envio à Câmara de novo estatuto da GCM
A pequena quantidade de viaturas e a falta de reposição nos efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) foram criticados pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) em discurso na tribuna da 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (26).
"A nossa Guarda continua com os mesmos veículos. Às vezes há [somente] duas, três viaturas andando pela cidade à noite. Infelizmente, houve um desmonte", disse o parlamentar.
De acordo com Laércio Trevisan Jr. (PL) é premente, além de mais viaturas e servidores, um novo estatuto para a corporação. "Lembro mais uma vez da necessidade de se implementar o novo estatuto e também da contratação de novos Guardas para substituir os que se que não mais estão nas ruas, porque se aposentaram. A tendência, quando não há ronda, é de aumentar a criminalidade. Vejo com grande preocupação essa questão na cidade de Piracicaba, do não investimento na segurança pública".
Segundo o vereador, há morosidade por parte do Executivo no encaminhamento do novo estatuto: "a prefeitura, por meio do prefeito e secretários, ficou de enviar o estatuto da GCM para esta Casa. [Já se] passou abril... Quinta-feira, dia 29, é o último dia antes do recesso [em julho], e não se cumpriu aquilo que ficou comprometido em audiência pública aqui nesta Casa de Leis. Como os homens, hoje em dia, não têm palavra... Não têm palavra. Foi feito compromisso, acordado, que seria enviado, no máximo no primeiro semestre, mas no máximo… tinha-se o compromisso de ser em abril, [mas] nem o cálculo que o secretário de finanças ficou de fazer o fez, e [ele] nem deu ciência a esta Casa", falou.
O parlamentar ainda criticou, por parte do Executivo, eventuais demoras na aprovação de projetos particulares de arquitetura e engenharia e falou sobre a disputa judicial envolvendo projeto de lei que versa sobre a reposição salarial dos servidores públicos municipais, suspensa liminarmente até o julgamento de ação que tramita no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O discurso completo de Laércio Trevisan Jr. pode ser revisto no vídeo localizado no início desta matéria.