18 DE OUTUBRO DE 2013
Vereador usou a tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira, 17, para questionar porque só a cidade investiu na obra, mas empreendimento atenderá outras cidades.
Hospital Regional foi propaganda enganosa”, afirma Paiva
Líder da bancada do PT, José Antonio Fernandes Paiva usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba para discutir o projeto que autoriza o Governo do Estado a assumir o Hospital Regional. Depois de Piracicaba investir 60 milhões, Prefeitura concede por 20 anos ao governo estadual. “Denunciamos no início dos debates que era vendida a ideia que o hospital iria resolver o problema de Piracicaba e, desde daquela época, falávamos que não iria”, disse Paiva, quando iniciou discurso sobre o Projeto de Lei 309/2013 de autoria do Executivo Municipal que ratifica o Decreto 15.205/2013 que permite o uso gratuitamente do Hospital Regional pelo Governo do Estado.
Paiva discutiu o projeto na reunião ordinária de quinta-feira, 17, e disse que votaria favorável ao projeto, primeiro porque o decreto já está feito e o Executivo apenas solicita o aval do Legislativo, ou seja, “a Prefeitura quer que o Legislativo assuma a responsabilidade de forma igualitária”.
O vereador disse que estão desviando o dinheiro do atendimento à atenção a saúde básica, que prejudica a população, para erguer um “elefante branco” da propaganda de Barjas Negri. “Esta comprovado, não era para aplicar dinheiro municipal, pois o Hospital está sendo doado ao Governo do Estado a título precário por 20 anos, por que a Prefeitura não tem condições de administrar e assim sendo vai terceirizar a gestão. Conforme disse o deputado estadual Roberto Morais na Audiência Pública do Orçamento Estadual de 2014, realizada na quinta-feira, 17, a Unicamp (Universidade de Campinas) vai terceirizar a gestão”, declarou.
“Eu quero saber por que mentiu lá trás e quero afirmar que sempre a verdade vem à tona”, destacou Paiva. O parlamentar disse que o votaria favorável ao projeto, mas que tinham que ter dito a verdade quando aconteceram os inícios das discussões. “Naquela época apanhamos que nem criança, não passava um requerimento nosso pedindo informações sobre o Hospital Regional”, afirmou. “Quem tinha que assinar este projeto era o ex-prefeito Barjas Negri na época e não o prefeito Gabriel Ferrato para assumir que ele vendeu uma ilusão para a população e que não vai resolver o problema da saúde pública em Piracicaba, vai minimizar, mas resolver, não vai”, enfatizou.
Sobre o pedido de verba do prefeito Gabriel Ferrato ao governador Geraldo Alckmin, divulgado na semana passada em um jornal da cidade, Paiva disse: “Para de tirar foto com o governador e pedir verba para o Governo do Estado para uma coisa que é dele, deu uma oportunidade juntam dois ou três e vamos pedir verba, bem nas vésperas de eleições, ano que vem tem eleição, porque vai pedir verba para uma coisa que é dele. Vai à minha casa pedir dinheiro para pagar a minha conta de água, vai à minha casa pedir verba para pagar a minha conta de luz. Se a concessão é de 20 anos e esta passando a posse para o Estado como é que você vai pedir verba para o Estado, ele tem obrigação de gerir e vai passar inclusive a gestão de forma terceirizada para Unicamp”, afirmou Paiva.
Paiva disse também que não pode ter mentira. “Na Audiência Pública de quinta-feira, foram 20 oradores, pelos menos 19 deles fizeram críticas contundentes ao desgoverno tucano de Geraldo Alckmin, principalmente que o orçamento da saúde do ano que vem do Estado de São Paulo vai diminuir como vai diminuir o orçamento da agricultura e da cultura. A Secretaria Estadual de Planejamento estava aqui e ficaram quietos, não argumentaram nada”, disse.
“Vamos votar favorável, mas a verdade vai aparecer dia após dia. A população que será abrangida pelo Hospital Regional, de 1,3 milhão de habitantes, por isso tem que haver consórcio de gerenciamento e garantir as responsabilidades dos municípios. Por que só Piracicaba tem que por dinheiro se o hospital é regional, só para afirmar que foi na sua gestão que foi construído?”.
Texto: Ronaldo Castilho – MTB: 58.297