PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2019

Henrique Stockmann receberá Título de Piracicabanus Praeclarus


Projeto de decreto legislativo é de autoria dos vereadores Nancy Thame e Capitão Gomes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores votaram propositura na 74ª reunião ordinária



De autoria dos vereadores Nancy Thame (PSDB) e Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), o projeto de decreto legislativo 41/2019 foi aprovado na noite desta segunda-feira (9), na 74ª reunião ordinária.

Por meio da propositura, os parlamentares concederão o Título de Piracicabanus Praeclarus a Henrique Stockmann, fundador da empresa Turbimaq Turbinas e Máquinas Ltda, dedicada à manutenção de turbinas a vapor e redutores de velocidade.

A homenagem é concedida pela Câmara ao nascidos na cidade, que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras ou ainda na promoção da saúde, educação, desporto e lazer. Palavra de origem latina, praeclarus significa excelente, o mais brilhante e ilustríssimo.

Henrique Stockmann é piracicabano e nasceu em 14 de novembro de 1927. É filho de João Stockmann e Concheta Ochiuse Stockmann.

Henrique perdeu seu pai aos três anos de idade. A mãe Concheta, viúva, costurava sapatos para os sapateiros da época, para sobreviver e criar os três filhos. “Apesar da vida difícil, seus filhos foram educados e orientados desde pequenos a se dedicarem à religião católica”, relatam os parlamentares.

Desde pequeno Stockmann foi participante ativo na igreja dos Frades, no movimento chamado Congregação Mariana, na qual se desenvolvia ações sociais na periferia da cidade.

Assim, Henrique, já casado com a Theresa Paes Stockmann e pai de quatro filhos, manteve sua participação nas obras sociais dos voluntários Marianos, na catequese das crianças que moravam na região, onde muito tempo depois foi construída a Igreja São Pedro, na Vila Rezende.

Por 50 anos, Stockmann se dedicou às obras da catequese, sendo também ministro da eucaristia e palestrante nos cursos de batismo da Igreja Matriz Imaculada Conceição, na Vila Rezende.

“Henrique e sua esposa sempre procuraram viver uma vida simples, de sabedoria e fé em Deus, tendo um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, se dedicando a igreja e as obras sociais, valores esses que foram transferidos aos filhos, pelo exemplo”, ressaltaram Capitão Gomes e Nancy Thame.

Em sua vida profissional não foi diferente, começou a trabalhar aos 12 anos como auxiliar mecânico na oficina dos Krahembul, na rua Governador Pedro de Toledo, que mais tarde seria adquirida pela Dedini.

Quando ainda era um simples líder de grupo de torneiros mecânicos na Dedini, Stockmann foi escolhido pelo engenheiro alemão Bernardo Herman Sheiber, enviado pela empresa alemã GHH para fabricar turbinas à vapor e redutores de velocidade na Dedini. Durante 25 anos Henrique liderou a fabricação de turbinas e redutores, coordenando na Dedini a fabricação da turbina nº 1 – 1960 e a turbina nº 1000 – 1980.

Na década de 70, nasceu, pelo Governo Federal, o programa do ProAlcool, onde a Dedini se dedicou quase que exclusivamente à fabricação de turbinas e redutores, não havendo maiores interesses nas manutenções destes equipamentos.

Sensibilizado e comprometido em manter as turbinas em condições de operação, Henrique e três sócios fundaram a empresa Turbimaq Turbinas e Máquinas Ltda, em 1976, inicialmente dedicada à manutenção de turbinas a vapor e redutores de velocidade.

De lá para cá, 43 anos se passaram e a Turbimaq, com seus quase 200 funcionários, continua se projetando no cenário nacional e internacional, gerando riquezas para o país e postos de trabalho para Piracicaba e região.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Carlos Gomes da Silva Nancy Thame

Notícias relacionadas