15 DE OUTUBRO DE 2019
Antonio Sérgio Rosa de Oliveira ocupou a tribuna na 59ª reunião ordinária
Munícipe esteve na Câmara nesta segunda-feira
Durante 10 minutos, o munícipe Antonio Sérgio Rosa de Oliveira utilizou a Tribuna Popular da Câmara, na noite desta segunda-feira (14), na 59ª reunião ordinária. Com o tema Linha e horário de ônibus urbano, o orador reforçou que estava ali para representar a classe trabalhadora, que depende do transporte coletivo e sofre com as mudanças dos horários e algumas retiradas de linhas.
“Hoje nós temos que chegar mais cedo de nossas casas para chegar a tempo em nosso trabalho e estamos chegando muito mais tarde devido a retirada dos ônibus e mudanças de horários. Os estudantes também estão sendo prejudicados pelos mesmos motivos, e como farão para chegarem na primeira aula? Estão sendo prejudicados”, disse.
O munícipe relatou alguns problemas em fazer contato com a Via Ágil, como em ligar e ser transferido para a Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes), e assim vice-versa. Oliveira também falou da situação precária dos ônibus, com uma porta apenas, mesmo com muitas pessoas. “Esses dias uma amiga minha do Campestre disse que estava no ônibus e caiu um pedaço de vidro de dentro dele", contou.
O Parque Chapadão, Perdizes e Eldorado são citados pelo orador como bairros que passam por situações difíceis no transporte público. Para o munícipe, muitas alterações precisam ser feitas em Santa Teresinha. “A Vila Meloto é a vila mais velha de lá, que vai do posto ao Atacadão. Nesse local não há transporte coletivo, as pessoas têm que se locomover até a praça, no Pague Menos ou perto do Supermercado Ideal”, disse.
Oliveira disse que a principal alegação é da falta de demanda, porém, em sua opinião, é uma palavra 'feia' em se dizer quando se trata de ser humano. “Demanda para mim é quando se trata de negócios. O meu apelo aqui é que se faça algo para essa classe trabalhadora e que utiliza o transporte público”, advertiu,
Segundo ele, uma reunião já foi realizada, e resultou em uma mudança no bairro, porém, de acordo com Oliveira, a linha do Bessy começou a passar em frente ao Parque Paradiso, mas a da Meloto foi retirada. “A linha do Bessy foi retirada de lá e aumentou a linha”, contou.
O vereador Laércio Trevisan JR. (PL) parabenizou o munícipe pelas colocações e reforçou que essa é uma realidade na cidade, não só no transporte público. “Esgoto, água, lixo e agora transporte coletivo. Todas as concessões com 20 anos para cima. Está ocorrendo isso na cidade, o descaso, o abandono e a falta de fiscalização”, disse.
“Piracicaba tem os seus defeitos, mas tem as suas qualidades também. Às vezes as pessoas falam mal, mas nós temos em Piracicaba muitas coisas boas, como o esgoto, a coleta de lixo, mas nós precisamos de vocês, que nos questionem mesmo, porque os 23 vereadores estão aqui para que possam solucionar os problemas de Piracicaba”, falou o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB).
Nancy Thame (PSDB) também enalteceu o orador pela ida à tribuna e disse que o fato das pessoas puderem se manifestar auxilia os vereadores. “Tem uma coisa urgente e pontual que o senhor está falando e a gente produzir essa cidade espalhada. Acho que a região que o senhor fala tem uma demanda de políticas públicas muito densa e ao mesmo tempo distante dos pontos de trabalho, por exemplo. Quando você produz uma cidade espalhada, vai ter lugar com menos gente e nós temos que tentar atender da mesma forma", disse.