São 30 projetos de padre André Andrade Brandão, atual pároco da paróquia Santa Teresinha, que ficarão expostos na Câmara, hall do salão nobre até o dia 28 de setembro.
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta segunda-feira (17), às 10h, por intermédio do segundo-secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB) abriu oficialmente a exposição com 30 imagens de projetos de igrejas e capelas idealizadas pelo padre André Andrade Brandão, atual pároco da paróquia Santa Teresinha, em Piracicaba.
Religiosos, representantes de entidades e populares, além de amigos prestigiaram o evento, onde Brandão agradeceu a presença de todos, além do apoio da Câmara, por intermédio do vereador André Bandeira, no suporte à exposição. A mostra permanece em cartaz até o dia 28, no hall do Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, centro.
Padre Brandão fez uma retrospectiva de vida, desde criança, em Minas Gerais, quando nutria o sonho de também ser um arquiteto, o que se tornou realidade em Piracicaba, pela Unimep. E, aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do livro: “Espaço Sagrado Após o Concílio Vaticano Segundo”, editora A Partilha, São Paulo, que marcou o seu trabalho de graduação, com ênfase ao prefácio, de autoria de Dom Eduardo Koaik, falecido em 2012, que remete às obras em exposição na Câmara, com o título: "Um dos caminhos para chegar a Deus é o da beleza", na consideração de que o arquiteto da vocação é também um artista que sabe contemplar a beleza e traduzi-la numa linguagem encarnada, sendo que o artista cristão é aquele que consegue, na estética, refletir sua fé.
Padre Brandão também reforçou convite à população para prestigiar a celebração do Jubileu de prata sacerdotal, em cerimônia a ser realizada na Paróquia de Santa Teresinha, no dia 3 de dezembro, às 19h30.
O vereador André Bandeira ressaltou a importância de acolher os trabalhos do religioso, bem como enfatizou a oportunidade da Câmara, por intermédio do projeto de decreto legislativo 19/2018, de sua autoria, aprovado em plenário, na concessão do Título de Cidadão Piracicabano ao padre André Brandão, em honraria que será entregue no dia 23 de novembro deste ano.
Natural de Bom Repouso (MG), André Brandão nasceu em 15 de julho de 1962. Recebeu a ordenação diaconal em julho de 1993 e a presbiterial em dezembro do mesmo ano. Coordenou os trabalhos da Escola de Teologia em Rio Claro por três anos, foi pároco da Paróquia Santo Antonio, em Santa Bárbara d´Oeste, e reitor do Seminário Propedêutico e Cerimoniário Diocesana, em Nova Suíça (SP). Está na paróquia Santa Teresinha desde 30 de janeiro de 2009.
Padre Brandão se formou, em 2008, em arquitetura e urbanismo na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). É autor de mais de 70 projetos de arquitetura e arte sacra instalados nos estados de São Paulo, Minas e Bahia, com especial destaque para o Santuário Diocesano Jesus Misericordioso, na cidade de Itanhém, na Bahia, com capacidade para 5.000 pessoas sentadas e, de forma muito especial para o projeto de revitalização da Matriz de Santa Teresinha, em Piracicaba.
Neste ano, o padre arquiteto André Andrade Brandão estará celebrando seu jubileu de prata Sacerdotal em festivas comemorações com a sua comunidade natal em Bom Repouso, Minas Gerais e também com sua comunidade local, na paróquia Santa Teresinha, em Piracicaba, deixando um riquíssimo legado de zelo pastoral, coordenação comunitária e incrível espírito empreendedor, tendo realizado incríveis obras nestes 9 anos em que está na cidade de Piracicaba, mesmo com os pouquíssimos recursos geridos da própria comunidade, sem nunca ter contado com nenhum tipo de financiamento federal, estadual ou outros.
SERVIÇO -- Exposição "Padre André Andrade Brandão, 25 anos de Sacerdote: Missão Arte e Arquitetura Sacras". De 17 a 28 de setembro, no hall do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua Alferes José Caetano, 834, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-7130.
A exposição é organizada pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba e foi solicitada pelo gabinete do vereador André Bandeira (PSDB).