01 DE AGOSTO DE 2018
Solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (1), às 9h, com a presença de autoridades
Evento na praça José Bonifácio comemora os 251 anos de Piracicaba
Na manhã desta quarta-feira (1) ocorreu a solenidade em comemoração aos 251 anos de fundação de Piracicaba, na praça José Bonifácio, organizada pela Comissão de Eventos Cívicos Municipais. O evento teve início às 9h, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município. E a presença de autoridades, civis e militares.
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS) representou o presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB) e, também falou em nome do poder legislativo local. O evento também contou com a presença dos vereadores: Dirceu Alves (SD), Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB), Nancy Thame (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB).
Em sua fala, a vereadora Coronel Adriana parabenizou o prefeito Barjas Negri pela realização da solenidade e, também destacou a participação de um grupo de 35 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. André Franco Montoro que fizeram uma apresentação musical.
“Tenho orgulho de fazer parte do grupo em prol da cidade. Piracicaba cresce com o povo, somos conhecidos por nossa defesa, a exemplo do XV de Piracicaba. É importante continuarmos preservando para que as crianças do futuro possam ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou a parlamentar.
Como representante da cidade, o prefeito Barjas Negri afirmou que são 251 anos bem vividos. “Uma das melhores cidades de porte médio. A cidade tem história, com reflexos em seus museus, escolas, igrejas, colégios, além de todo patrimônio que precisamos preservar”, disse o prefeito, que também falou do fato de Piracicaba ter conquistado o primeiro lugar em saneamento básico e de ser o segundo município em gestão pública.
Marcos Douglas Balbino da Silva, juiz de direito da Comarca de Piracicaba se mostrou satisfeito por escolher Piracicaba para trabalhar. “Me apaixonei pela cidade. O povo é sensacional e me recebeu muito bem. Piracicaba é uma referência no país pela sua administração", disse.
O historiador Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba fez uma explanação histórica de Piracicaba destacando datas importantes, como em 1822, em que a cidade levava o nome de Vila Nova da Constituição; em 1879, na conquista da água encanada, além de citar que Piracicaba foi a primeira cidade a ter energia elétrica, no Estado de São Paulo e também teve a primeira aviadora mulher, Zayra Bottene e figuras importantes como Prudente de Moraes, republicano que deu início a sua carreira política na cidade.
“Ás vezes não temos tempo para apreciar a beleza que nossa cidade tem. E, isso se deve ao nosso povo que trabalha para a cidade crescer.”, complementou o historiador, que também considerou a pujança da cidade ao instalar uma Faculdade de Medicina.