PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE DEZEMBRO DE 2019

Escola Professor Elias de Mello Ayres receberá voto de congratulações


Homenagem será prestada por meio do requerimento 985/2019, aprovado nesta quinta-feira, na 73 reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Na propositura, parlamentar afirma que a educação de qualidade muda o destino das pessoas.



A escola “Professor Elias de Mello Ayres” receberá voto de congratulações pelos relevantes serviços prestados nas áreas educacionais, sociais, culturais e esportivas na cidade. O requerimento 985/2019, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), foi aprovado nesta quinta-feira (5), na 73ª reunião ordinária.

O prédio que abriga hoje a escola e a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba começou a ser construído na década de 60, mas quando a obra já estava adiantada, desabou. Depois disso, o terreno foi limpo e a construção recomeçou do zero. A Escola Sud Mennucci, prevista para ocupar o prédio, recusou a transferência, e foi então que a Mello Ayres, que funcionava em dois períodos, cada um em prédios diferentes, reivindicou as instalações.

De acordo com o censo escolar de 2018, a estrutura da Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres é formada por 20 salas de aulas, sala de diretoria, professores e secretaria, almoxarifado, laboratório de informática e ciência, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta e descoberta, cozinha, sala de leitura, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro com chuveiro e auditório.

A instituição desenvolve, ainda, importantes atividades curriculares e extracurriculares, garantindo, segundo o parlamentar, “uma escola totalmente ativa e comprometida com a qualidade da educação”. “A educação de qualidade muda o destino das pessoas e cabe ao Poder Legislativo, enquanto representante do povo piracicabano, incentivar e reconhecer as instituições e seus dirigentes por proporcionarem conhecimento, além de melhorar a vida dos alunos e da sociedade”, disse Trevisan.                                   

PATRONO - Considerado um dos professores mais capacitados do município, respeitado, especialmente, pela integridade de seu caráter, Elias de Mello Ayres, formado em 1910, iniciou o magistério em Rio das Pedras, passando, depois, por Pirassununga. Em seguida, foi transferido para a escola Normal de Piracicaba — atual "Sud Menucci" — tendo lecionado, também, no colégio Piracicabano e no colégio Assunção.

Atuou em cargos de alta relevância no Estado. Foi integrante da mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia e um dos mais dedicados membros da Sociedade de Cultura Artística. Orador notável, foi também poeta e músico, tendo versos musicados pelos maestros Fabiano Losano, Benedito Dutra e Erotides de Campos. Casado com Maria Amélia de Aguiar Ayres, Elias de Mello Ayres faleceu em Piracicaba, no dia 10 de junho de 1960.



Texto:  Raquel Soares


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas